Projeto de 800 mil euros será financiado em 80% pelo PRR

A Cáritas de Braga anunciou a construção de um novo Centro de Acolhimento para Vítimas de Violência Doméstica, com um investimento de cerca de 800 mil euros, dos quais 80% serão financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Desde o início do ano até outubro, a instituição acolheu 179 mulheres e 64 crianças e jovens acompanhantes na sua Resposta de Acolhimento de Emergência.

A campanha nacional de angariação de fundos da Cáritas, intitulada “Neste Natal Podes Ser a Estrela de Alguém”, visa apoiar a construção deste novo centro, entre outros objetivos. A 21.ª edição da campanha foi apresentada na sede da Cáritas de Braga, onde foi anunciado que 35% das verbas angariadas serão destinadas ao Fundo Laudato Si, que apoia microprojetos de ecologia integral nos países lusófonos. Os restantes 65% serão utilizados para a construção do novo centro, substituindo as atuais instalações.

Raquel Gomes, coordenadora das respostas de apoio à vítima, destacou a importância de oferecer um espaço seguro e confidencial para as vítimas de violência doméstica, permitindo-lhes reorganizar as suas vidas e regressar à comunidade de forma segura.

As velas da Paz, vendidas ao custo simbólico de dois euros, são um dos principais meios de angariação de fundos. Em 2023, foram vendidas aproximadamente 28 mil velas, resultando numa angariação de 27.490,38 euros. Este ano, a meta é vender pelo menos 30 mil velas.

Fátima Alves, coordenadora da campanha em Braga, sublinhou o papel crucial das paróquias e o crescente interesse das empresas em fazer ofertas solidárias durante a época natalícia.

O arcebispo da Arquidiocese de Braga, D. José Cordeiro, reforçou a importância da campanha, destacando o aumento das denúncias de violência doméstica e a necessidade de não ficar indiferente a esta realidade.

A campanha “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela paz” decorre até à noite de consoada, com o objetivo de levar um pouco de esperança e dignidade às vítimas de violência doméstica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here