Golo do suplente líbio Al Musrati, aos 87 minutos, selou o triunfo difícil dos ‘arsenalistas’, que se isolaram provisoriamente no segundo lugar.

Uma vitória ‘arrancada a ferros’ veio premiar a melhor segunda parte dos minhotos, depois de um primeiro período ‘cinzento’ em que o Farense mostrou personalidade e criou muito perigo junto da baliza ‘arsenalista’.

O SC Braga mantém o segundo lugar, enquanto o Farense volta às derrotas, depois de um empate e uma vitória, e cai para a última posição da tabela classificativa.

A equipa da casa entrou melhor e Castro (13 minutos) e, sobretudo, Paulinho (23) obrigaram Rafael Defendi a defesas muito atentas, mas esse ímpeto durou pouco.

Sem velocidade e sem ideias, o Farense foi crescendo, tendo mesmo chegado a introduzir a bola na baliza, por Mansilla, mas o VAR anulou o golo ao argentino por fora-de-jogo de Ryan Gauld, que tinha feito a assistência (27 minutos).

Os algarvios eram agora bem mais perigosos e, aos 39 minutos, uma grande jogada coletiva criou muito perigo, mas Bilel e Ryan Gauld, no ‘coração’ da área, falharam os remates.

A resposta chegou com um cabeceamento de Paulinho, após cruzamento de Castro, mas Defendi mostrou novamente atenção, a três minutos do intervalo.

O SC Braga reentrou mais pressionante e, aos 52 minutos, Iuri Medeiros rematou da meia lua ao poste esquerdo.

Depois de jogar na quinta-feira, para a Liga Europa (empate 3-3 com o Leicester), Carlos Carvalhal refrescou a equipa à passagem do minuto 63, lançando três de uma vez – Al Musrati, João Novais e André Horta -, mas foi Galeno a desperdiçar uma grande ocasião, cinco minutos depois.

Aos 71 minutos, Sequeira serviu Ricardo Horta, que rematou forte, de primeira, mas à figura de Rafael Defendi e, um minuto depois, o mesmo Horta desferiu um ‘tiro’ de muito longe que passou perto da baliza algarvia.

O treinador do Farense, Sérgio Vieira, quis dar mais vigor à sua equipa com a dupla entrada de Hugo Seco e Patrick (73 minutos), mas o Farense foi uma nulidade ofensivamente na segunda parte e seria a equipa da casa a recolher os frutos das investidas que fazia com muita ‘alma’, com o golo do médio internacional líbio.

Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do Sp. Braga, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após o triunfo pela margem mínima (1-0) na receção ao Farense:

«Antes de mais enviar um abraço à família do Vítor Oliveira. Dois dos dezanove amigos não podem estar presentes no meu aniversário, o Vítor Oliveira e o Dito. Têm sido meses duros, os dois com passado ligado ao Sp. Braga. Um abraço para as respetivas famílias».

«Em relação ao jogo, um contexto que não é nada fácil, o jogo na quinta-feira foi muito intenso, hoje o importante era vencer. Acho que defrontámos uma equipa boa, muito bem organizada, que nos criou muitas dificuldades, mas acho que vencemos com inteira justiça. Podíamos ter marcado antes, tivemos uma sucessão de oportunidades o golo aconteceu numa altura em que justificávamos plenamente. Esta é a vida de um treinador; se calhar para o comum adepto meter três médios num jogo em que pretendíamos ganhar pode não ser óbvio, mas a verdade é que tínhamos de agarrar o jogo. Na minha opinião a vitória é inteiramente justa, fomos a equipa que mais fez para vencer».

[Vitória importante para o emparelhamento da Taça da Liga?] «Esta vitória é importante porque é melhor para preparar o próximo jogo com uma vitória. Isto é fundamental. É evidente que estamos muito bem colocados para seguir em frente na Liga Europa, estamos na Taça de Portugal, estamos na próxima fase da Taça da Liga e no campeonato estamos bem posicionados. O foco no jogo a jogo tem funcionado. Vamos fechar o dossiê do campeonato e abrir o dossiê da Liga Europa».

Declarações de Sérgio Vieira, treinador do Farense, na sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, após a derrota (1-0) frente ao Sp. Braga:

Sérgio Vieira, treinador do Farense

«Mais uma vez queria deixar uma palavra de gratidão ao mister Vítor Oliveira, e aos seus familiares, pelo legado que nos deixou. A melhor forma de valorizar o que nos deixou é pôr as ideias em prática».

«Foi um jogo difícil contra uma excelente equipa, um excelente treinador, uma excelente estrutura e um excelente projeto. Tínhamos a sensação que poderíamos vir aqui fazer um grande jogo, lutar pela vitória e levar pontos. Algumas circunstâncias não permitiram isso. A arbitragem teve um lance que podia ter mexido com o resultado de fuma forma direta, temos de ver se há evidência que é o Sequeira que corta ou o Bilel que faz o passe [golo anulado ao Farense], mas isso não tira mérito à vitória do Braga. Tentámos jogar, criar situações e estar organizados, mas o destino não quis, fruto destas circunstâncias todas. Fica a nossa atitude, o nosso compromisso, são coisas que ficam para o futuro para conquistar o nosso objetivo da época».

Sérgio Vieira, treinador do Farense, na sala de imprensa

Veja aqui os melhores momentos da partida desta noite:


Ficha de Jogo

Estádio Municipal de Braga.

SC Braga – Farense, 1-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

1-0, Al Musrati, 87 minutos.

Equipas:

– SC Braga: Matheus, Esgaio, Bruno Viana, David Carmo, Sequeira, Castro (Al Musrati, 63), Fransérgio (João Novais, 63), Ricardo Horta, Iuri Medeiros (André Horta, 63), Galeno (Schettine, 84) e Paulinho.

(Suplentes: Tiago Sá, Tormena, Raul Silva, João Novais, André Horta, Al Musrati, Abel Ruiz, Rodrigo Gomes e Schettine).

Treinador: Carlos Carvalhal.

– Farense: Rafael Defendi, Alex Pinto, César Martins, Cláudio Falcão, Abner, Filipe Melo (Madi Queta, 90+1), Amine (Licá, 90+1) Ryan Gauld, Bilel (Hugo Seco, 73), Mansilla (Bura, 77) e Stojiljkovic (Patrick, 73).

(Suplentes: Hugo, Hugo Seco, Madi Queta, Bura, Fabrício Isidoro, Patrick, Cássio Scheid, Alvarinho e Licá).

Treinador: Sérgio Vieira.

Árbitro: António Nobre (Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para David Carmo (04), Amine (46), Fransérgio (58), João Novais (80), Abner (81), Rafael Defendi (81) e Ryan Gauld (90+2).

Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.