Câmara de Braga avança com requalificação da Variante do Fojo

Intervenção orçada em 4,4 milhões de euros vai melhorar segurança e mobilidade na via

A Câmara Municipal de Braga lançou um concurso público para a segunda fase da requalificação da Variante do Fojo, um projeto que representa um investimento de 4,4 milhões de euros. A intervenção abrangerá uma extensão de 2.400 metros, entre a passagem desnivelada junto ao Hotel Meliá e a rotunda de S. Pedro.

Objetivos da requalificação

Segundo o município, a Variante do Fojo é uma das principais vias de entrada e saída de tráfego, tanto ligeiro como pesado, no perímetro urbano de Braga, e apresenta uma circulação contínua e intensa que exige uma intervenção urgente.

A proposta tem como objetivo reduzir as velocidades praticadas atualmente, introduzindo medidas dissuasoras e promovendo uma circulação mais segura, especialmente para utilizadores pedonais e cicláveis.

A vereadora Olga Pereira destacou que a requalificação busca adaptar a via à sua crescente urbanização:

“A Variante do Fojo liga o centro da cidade a várias áreas residenciais, comerciais e empresariais. É essencial que o perfil da via reflita estas funções, com um equilíbrio entre segurança e mobilidade para todos os modos de transporte.”

Principais intervenções no projeto

  • Travessias pedonais niveladas:
    A substituição da passagem superior por uma travessia ao nível dos passeios, bem como a criação de seis novas travessias niveladas, totalizando oito pontos de atravessamento, para melhorar a segurança pedonal.
  • Redução da largura das vias:
    As faixas de rodagem passarão a ter 3,20 metros de largura, permitindo maior controlo de velocidade.
  • Criação de faixas cicláveis:
    Serão introduzidas faixas dedicadas para bicicletas em ambos os sentidos, promovendo a mobilidade sustentável.
  • Melhoria no transporte público:
    Serão implementados locais de embarque e desembarque de transportes públicos, com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Alterações na rotunda da Força Aérea

Uma das áreas mais críticas do projeto é a rotunda da Força Aérea, onde tem sido registada elevada sinistralidade. Para mitigar riscos:

  • A rotunda será redesenhada, abandonando o atual formato oval em favor de um formato circular.
  • A plataforma será sobrelevada à cota do passeio, aumentando a segurança.

Compromisso com a segurança e mobilidade

A Câmara de Braga reforça que este projeto reflete um compromisso com a melhoria da segurança rodoviária e da qualidade de vida urbana, adaptando a Variante do Fojo às necessidades atuais dos bracarenses. A proposta será analisada pelo Executivo Municipal na próxima segunda-feira, marcando um passo importante para a sua implementação.

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