O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia vai, pela primeira vez, ser parceiro institucional da Noite Branca, em Braga, um dos maiores eventos de massas em Portugal, com várias atividades pensadas para aproximar a ciência das pessoas.

Nos dias 6 e 7 de setembro (sexta e sábado), das 16h00 às 21h00, vários investigadores e colaboradores do INL vão transformar a Avenida Central (frente ao Lar de D. Pedro V) num laboratório a céu aberto, com experiências para todas as idades, que incluem uma corrida de pequenos carros movidos por energias alternativas, novas formas de absorver contaminantes da água, tratamento de águas com recurso a energia solar, novas utilizações podemos dar a sensores magnéticos, entre muitas outras.

Lars Montelius, diretor-geral do INL, considera que “a participação neste evento, no qual são esperadas várias dezenas de milhares de pessoas, é importante para mostrar como a nanotecnologia, apesar de escondida, é tantas vezes o elemento que torna a inovação possível. Para além disso, o tema escolhido para a edição de 2019 da Noite Branca – Popular e Vanguarda – é excelente para mostrar como a ciência, apesar de estar sempre na vanguarda, pode e deve estar mais próxima das pessoas, para ser entendida e para que todos reconheçam o papel indispensável que ela tem na vida de cada um de nós”.

A participação do INL na Noite Branca 2019 é também um pré-evento de promoção da Noite Europeia dos Investigadores (European Researcher’s Night), que se realiza no dia 27 de setembro no Centro Multimeios de Espinho, onde o INL também vai estar presente.