De 17 a 21 de Maio, Braga vai celebrar os tempos áureos da sua fundação com a recriação de Bracara Augusta, a Opulenta e Aeterna Cidade, enobrecida com título do imperador, Augusto.

Ao longo de cinco dias, é recriado todo o bulício das urbes romanas, para que todos possam partilhar o legado cultural dos antepassados, a história, o património e os costumes que fazem hoje a identidade colectiva de Braga.

2023 traz uma programação repleta de novidades, com uma aposta no teatro clássico conciliada com a visão da História através das media arts, o incremento da inovação nas visitas ao património, assim como a presença da comunidade escolar e grupos internacionais em actividades fascinantes.

Para além de variadíssimas propostas de viagem pelo conhecimento com visitas guiadas e encenadas, oficinas e encenações a Braga Romana volta a proporcionar mais de 72 horas de programação ininterrupta e cerca de 200 espetáculos em palco.

Do vasto programa destaque para a Florália “Ludi Florei”, que abre o evento com uma multidão de cores e aromas, que perfumam a cidade e honram a Deusa Flora. O Rito Fundacional de Bracara Augusta voltará a prenunciar o nome Bracara Augusta de uma forma mágica e eterna, protegida pelo fogo sagrado.

O Cortejo Triunfal percorrerá as ruas da cidade numa verdadeira e fascinante aula de história ao ar livre.

O Baptizado e Casamento Romano, voltarão a conquistar o coração e a atenção de todos os presentes proporcionando momentos dos mais queridos do programa. O Circo Maximus está de regresso com grande emoção e entusiasmo. E o Funeral Romano saíra em cortejo chorado por “carpideiras” e embelezado pela pompa.

Todos são convidados a deixarem-se envolver por este encontro com o passado, a revisitar os sítios arqueológicos, a percorrer a cidade em tons púrpura, a apaixonar-se pela música e dança inebriante e reconhecer-se nas tragédias e comédias do teatro clássico.

Em Braga todos são cidadãos bracaraugustanos e sob protecção da Deusa Flora festejam a Primavera envolvidos em infinitas inspirações.