No decorrer desta semana, a Europa e as dinâmicas do programa Erasmus+ estão na agenda da Escola Profissional CIOR, com atividades e iniciativas envolvendo a comunidade escolar e parceiros europeus. Desde a sua origem, este estabelecimento de ensino, a caminho de trinta e três anos, «tem a Europa e os seus valores no seu projeto educativo e na sua cultura organizacional», destaca o diretor, Amadeu Dinis.

Depois de ter participado no Mercado da Educação, na Praça D. Maria II, promovido pela Câmara Municipal, divulgando sua oferta educativa, participa também, esta segunda e terça-feira, através do Gabinete de Projetos, no Mercado Erasmus+, espaço de partilha de boas práticas entre escolas do concelho.

Neste contexto de mobilidades e intercâmbios a CIOR acolheu, na segunda- feira, para estágios nas suas oficinas catorze alunos e dois professores do curso de Eletrónica do Liceul Tehnologic de Eletrotehnica Si Telecomunicatii, de Constança, Roménia. Para observação, registo e comparação de práticas e metodologias, em diferentes áreas formativas e visitas a várias empresas, estão na escola famalicense alguns dos vários professores espanhóis provenientes de centros de formação e escolas de Portovello, Ourense, Vigo, Santander e Badalona, num processo que se prolongará até ao próximo mês.

Da CIOR, com destino a Milão segue, esta semana, um grupo de alunos dos cursos de Eletrónica, Automação e Comando e de Mecatrónica Automóvel para estágios em empresas.

Atualmente, encontram-se treze jovens, maioritariamente de Espanha, a realizar estágios em empresas do concelho e da região em diferentes áreas de formação: animação, cuidados a pessoas dependentes, análises químicas, mecânica, CNC e soldadura, carpintaria, comércio, cabeleireiro e estética, projeto de edificações e instalações de telecomunicações.