Chuva forte, trovoada e rajadas de vento até 90 km/h esperadas no domingo e segunda-feira; alerta estende-se a várias regiões do país
O distrito de Braga será um dos dez distritos do continente que estarão sob aviso amarelo devido às condições meteorológicas adversas previstas para o domingo e segunda-feira, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Detalhes do alerta
- Precipitação forte e trovoada:
Braga, juntamente com os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Aveiro, estará em alerta amarelo entre as 06h00 de domingo e as 00h00 de segunda-feira. As previsões incluem chuva intensa, condições favoráveis à ocorrência de trovoada e queda de granizo. - Vento forte:
Rajadas de vento de até 90 km/h estão previstas para o mesmo grupo de distritos entre as 06h00 e as 09h00 de domingo. - Agitação marítima:
Braga, Porto, Setúbal, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro e Coimbra estarão sob aviso amarelo entre as 06h00 de domingo e as 11h00 de segunda-feira devido a ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, que passarão a ondas de noroeste na segunda-feira. - Neve nas regiões altas:
Nos distritos da Guarda e Castelo Branco, é esperada queda de neve acima dos 1.200 metros, com aviso amarelo entre as 00h00 e as 11h00 de segunda-feira.
Outras regiões afetadas
- Madeira:
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha estarão sob aviso amarelo entre as 21h00 de sábado e as 03h00 de domingo devido a precipitação persistente e intensa. - Açores:
O grupo oriental, incluindo as ilhas de São Miguel e Santa Maria, permanece em alerta por chuva pontualmente forte até às 15h00 locais deste sábado (16h00 em Lisboa).
Significado do aviso amarelo
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido quando existe risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas. O IPMA recomenda precaução, especialmente em deslocações e atividades marítimas.
Recomendações:
- Evitar viagens desnecessárias durante os períodos de maior intensidade de chuva ou vento;
- Garantir a segurança de bens móveis em zonas costeiras;
- Monitorizar atualizações meteorológicas.