Principais infrações incluíram condução sob efeito de álcool, uso do telemóvel e desrespeito pelo sinal vermelho.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve 187 pessoas no âmbito de uma operação nacional focada no controlo da utilização de velocípedes e trotinetes. A ação, que decorreu em diversas cidades do país, visou reforçar a segurança rodoviária e sensibilizar os utilizadores destes veículos para o cumprimento das regras de trânsito.
Segundo informações divulgadas esta sexta-feira, as infrações mais frequentemente detetadas durante a operação relacionaram-se com a condução sob influência de álcool, o uso do telemóvel durante a condução e o desrespeito pelo sinal vermelho dos semáforos — comportamentos que representam riscos significativos para todos os utilizadores da via pública.
A PSP sublinha que a fiscalização a este tipo de veículos se tem tornado cada vez mais relevante, tendo em conta o aumento do número de velocípedes e trotinetes em circulação, sobretudo em meio urbano, e o impacto crescente destes meios de transporte na mobilidade urbana.
A operação faz parte de um conjunto de ações regulares da PSP para promover uma condução segura e responsável, tanto para os condutores de veículos motorizados como para os utilizadores de soluções de mobilidade suave.