Serviço funcionará apenas com casos referenciados pelo INEM ou Linha SNS24 entre as 08:00 e as 24:00 de domingo, 6 de julho.
A Urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Braga vai estar condicionada no próximo domingo, 6 de julho, entre as 08:00 e as 24:00, funcionando apenas para casos encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela Linha SNS 24.
A informação consta das escalas de urgência disponíveis no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), atualizadas esta sexta-feira.
O cenário de constrangimentos não se limita a Braga. Segundo os mesmos dados, sete urgências estarão encerradas no sábado e oito no domingo, sendo uma de Pediatria e as restantes de Ginecologia e Obstetrícia.
Entre os serviços afetados no fim de semana incluem-se os dos hospitais do Barreiro, Setúbal, Vila Franca de Xira, Santarém, Aveiro, Leiria e Abrantes. Já a urgência pediátrica do Hospital de Vila Franca de Xira estará encerrada no domingo.
Também em regime de urgência referenciada funcionarão, neste fim de semana, as urgências pediátricas dos hospitais Amadora-Sintra (entre as 00:00–08:00 e 20:00–24:00) e Beatriz Ângelo, em Loures (00:00–24:00), assim como a urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa.
As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a qualquer unidade hospitalar, contacte a Linha SNS24 (808 24 24 24), de forma a receber a orientação mais adequada ao seu caso clínico.