Pedido de desafetação foi feito em maio, mas Cineplace garante continuidade e aposta na modernização

O futuro das quatro salas de cinema do Estação Viana Shopping, em Viana do Castelo, está em suspenso. A administração do centro comercial, gerido pela Sonae Sierra, apresentou em maio um pedido de desafetação das salas à Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC), alegando falta de espectadores que justifique a sua manutenção.

Segundo fonte oficial da IGAC, o pedido foi formalizado pela Estação Viana Centro Comercial, SA, e baseia-se na alegada baixa afluência às salas de exibição cinematográfica. No entanto, a empresa Cineplace, responsável pela exploração dos cinemas, rejeita qualquer encerramento iminente e afirma estar a desenvolver planos de investimento para modernizar o espaço.

“O encerramento dos cinemas não tem qualquer fundamento”, garantiu a Cineplace, sublinhando o seu compromisso com a continuidade da operação.

A Sonae Sierra, por sua vez, confirmou que não há alterações previstas de momento, mas admite estar em análise constante de oportunidades para melhorar o desempenho do centro comercial, nomeadamente através de um ‘tenant mix’ equilibrado que melhore a experiência dos visitantes.

O Ministério da Cultura revelou que o pedido de desafetação foi recebido a 20 de maio, sem que exista um prazo limite para decisão. A IGAC e o Ministério continuam a analisar o processo, sem novos esclarecimentos até ao momento.

Outras salas no distrito Além das quatro salas do Estação Viana Shopping, o distrito de Viana do Castelo conta com outras estruturas de exibição cinematográfica:

  • Cinema Verde Viana (Viana do Castelo)
  • Auditório da Casa das Artes (Arcos de Valdevez)
  • Cineteatro dos Bombeiros Voluntários (Vila Praia de Âncora, Caminha)
  • Cineteatro João Verde (Monção)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here