Vimaranenses ainda marcaram dois golos nos minutos finais, mas acabou por ser o Moreirense a seguir em frente para os oitavos de final da Taça de Portugal.

O Moreirense qualificou-se hoje para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol, ao vencer em casa o Vitória de Guimarães por 3-2, com um ‘bis’ de Yan Matheus, num duelo entre primodivisionários da quarta eliminatória.

No Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, a formação de Moreira de Cónegos confirmou a ‘tendência’ nos confrontos na prova ‘rainha’ com os vimaranenses, que eliminaram nas três ocasiões anteriores em que as duas equipas se defrontaram, impondo-se com golos de Yan Matheus, que ‘bisou’ (aos 20 e 45 minutos), e Steven Vitória (60).

O Vitória de Guimarães, que ainda viu Rochinha (89) e Rafa Soares (90+3) marcarem na reta final do encontro, junta-se a Gil Vicente, Paços de Ferreira e Santa Clara na lista de clubes da I Liga eliminados na quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Declarações de Pepa, treinador do Vitória de Guimarães, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, após a eliminação da Taça de Portugal (3-2) frente ao Moreirense:

«Sinceramente, a segunda parte é incompreensível. A primeira parte não posso dizer que foi boa, porque fomos para o intervalo a perder, mas a equipa estava a criar, a ter bola, estávamos a jogar bem, ainda que com dificuldades nos corredores, onde o Moreirense é forte. A segunda parte não há desculpas, é difícil encontrar a quente justificações. Por tudo, nervosismo, falta de ter bola, é incompreensível, o jogo tem noventa minutos e mesmo a perder temos de fazer o que fizemos na primeira parte e não conseguimos, a segunda parte foi penosa e quando assim é tivemos o castigo que tivemos».

«A segunda parte foi muito má, o desalento é enorme, nunca fugimos de assumir que queríamos de chegar à final, sabendo que tínhamos aqui um obstáculo difícil. Na primeira parte o resultado é injusto, mesmo sendo pouco competentes nos corredores. Há jogos que dizemos para esquecer e levantar a cabeça, aqui não. É para lembrar».

Declarações de João Henriques, treinador do Moreirense, na sala de imprensa do Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, após o triunfo na Taça de Portugal (3-2) frente ao V. Guimarães:

«O jogo começa equilibrado, com oportunidades de um lado e de outro e com o Vitória a ter mais bola, mas hoje a primeira vez que a bola vai à nossa baliza não é golo. Começa por aí, fomos eficazes e podíamos ter marcado mais, tenho de enaltecer a qualidade de jogo, hoje com a felicidade de termos a vitória do nosso lado. Depois desta vitória já estamos a tratar do jogo de sexta-feira, que é o mais importante agora, contra uma grande equipa. Todas as equipas têm ambição nesta prova, começam com o sonho de chegar à final, vamos em frente sem medo de sermos felizes nesta prova rainha da Taça de Portugal, onde todos os jogadores sonham ganhar um título».

[Diferente do jogo do campeonato?] «Foi um jogo diferente, são jogos completamente distintos. Em Guimarães estávamos em desvantagem e fomos à procura do resultado, aqui fomos nós a dominar. Mérito para o Moreirense, é de valorizar as formas diferentes como se reagiu à desvantagem, no nosso caso a dominar e a criar. Temos de continuar numa dinâmica de vitórias, a jogar de forma consistente, porque como temos vindo a dizer mais cedo ou mais tarde vão aparecer as vitórias, também com uma pontinha de felicidade, como hoje. Há um pouco de ansiedade, como hoje no fim, e terminar um jogo de 3-0 a sofrer dois golos».