Nélson Oliveira conquista medalha de prata no ciclismo

O ciclista português de 30 anos foi o segundo mais rápido na prova de contrarrelógio, ganha pelo bielorrusso Vasil Kiryenka. É a sétima medalha de Portugal nos Jogos Europeus, em Minsk.

O ciclista português Nélson Oliveira conquistou esta terça-feira a medalha de prata no contrarrelógio dos II Jogos Europeus, que decorrem em Minsk, na Bielorrússia.

O atleta de 30 anos confirmou assim o estatuto de um dos candidatos ao pódio nesta especialidade do ciclismo, tendo apenas sido superado pelo bielorrusso Vasil Kiryenka, que completou os 28,6 quilómetros do percurso em 33 minutos e três segundos, menos 28 segundos que o ciclista português. O pódio fechou com o checo Jan Barta, que gastou mais nove segundos que Oliveira.

“Estou bastante satisfeito. É óbvio que um primeiro lugar seria bastante melhor, mas um segundo é sempre melhor do que um terceiro. Estava perante um ciclista que já foi campeão do mundo, a correr em sua casa, e isso é uma motivação extra. Mas estou contente com a minha prestação. São provas sempre duras e é um esforço individual bastante duro, mas estou bastante satisfeito por poder dar uma medalha a Portugal e isso é que é importante”, disse Nélson Oliveira no final da prova.

“Esta medalha dá-me motivação para continuar a trabalhar ainda mais, porque as coisas têm estado sempre à porta e há momentos em que parece que não saem, mas nunca perdi a esperança e vou continuar a trabalhar para que as coisas sigam bastante melhores”, acrescentou o ciclista português.

Esta foi a sétima medalha da comitiva portuguesa presente nos Jogos Europeus: Carlos Nascimento venceu a medalha de ouro os 100 metros no atletismo; as ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia conquistaram as medalhas de prata em combinado e no exercício dinâmico, tendo também conquistado o bronze na prova de equilíbrio; Telma Monteiro e a estafeta mista 4×400 metros, com Ricardo dos Santos, Cátia Azevedo, João Coelho e Rivinilda Mentai também conquistaram medalhas de bronze.

Entretanto, a equipa mista de judo também já garantiu a conquista de uma medalha, com a qualificação para a final, na qual vai defrontar a Rússia.