Segundo o IPMA, as “situações de instabilidade têm maior probabilidade de acontecer durante a tarde e nas regiões do Norte e Centro”, mas deverão estender-se ao restante território a partir do dia 2 de junho.


‘adeus’ a maio e as ‘boas vindas’ a junho serão marcados por aguaceiros por vezes fortes, e até mesmo por trovoada e granizo, na generalidade de Portugal Continental. Quem o garante é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na sua previsão para os dias 29 de maio a 5 de junho.

“O estado do tempo em Portugal Continental, para a última semana do mês, continuará a ser influenciado por uma região depressionária com condições de instabilidade”, começou por dizer a entidade, em comunicado.

Nessa linha, o organismo previu “dias com aguaceiros, que poderão ser localmente fortes, de granizo e acompanhados de trovoada”, ressalvando que “estas situações de instabilidade têm maior probabilidade de acontecer durante a tarde e nas regiões do Norte e Centro, estendendo-se a partir de dia 2 de junho ao restante território”.

Na generalidade, o vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, mas poderá ser mais intenso nas terras altas.

Quanto às temperaturas, depois de as máximas terem sofrido uma pequena descida durante o fim de semana, “são esperados valores entre 20 e 26°C nas regiões Norte e Centro e entre 24 e 28°C na região Sul, ao longo da semana”.

Já na temperatura mínima, por seu turno, são esperados valores entre 10 e 15°C na generalidade do território.

De notar que os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda vão estar sob aviso amarelo entre as 12h00 e as 21h00 desta segunda-feira, devido à previsão de chuva por vezes forte e trovada.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.