Bar Académico da UMinho encerrado por tempo indeterminado

Decisão surge após morte de jovem de 19 anos em rixa nas imediações. Reabertura dependerá de novo modelo de funcionamento e reforço das condições de segurança.

O Bar Académico da Universidade do Minho (UMinho), em Braga, vai encerrar por tempo indeterminado, na sequência da morte de um jovem de 19 anos durante uma rixa ocorrida na madrugada de sábado, junto ao espaço.

A decisão foi anunciada esta segunda-feira pelo reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, após uma reunião com o presidente da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Luís Guedes, e representantes da PSP.

Em declarações à Rádio Universitária do Minho (RUM), o reitor sublinhou que o encerramento não é definitivo, mas será prolongado até que o funcionamento do espaço seja revisto. O objetivo é garantir que o modelo de gestão do bar esteja alinhado com os valores e objetivos da universidade e da associação académica.

Entre as medidas em estudo para a eventual reabertura do Bar Académico estão a limitação do acesso exclusivamente a estudantes da UMinho e o reforço das condições de segurança no local.