Uma plataforma para o carregamento de veículos elétricos vai ser instalada na Rua Teixeira de Pascoais, em Guimarães.

A vereação vimaranense aprovou por unanimidade a proposta na reunião desta segunda-feira, consubstanciando a aposta do Município “na descarbonização da economia, designadamente através de promoção de uma mobilidade sustentável, baseada na utilização de transportes com baixo impacto ambiental”.

Segundo a proposta, a operacionalização deste projecto para a instalação e exploração do designado “hub de carregamento de veículos elétricos´” passa pela parceria entre a Mobi.E e o Município de Guimarães, suportando a A Mobi.E os custos com a instalação do parque de postos de carregamento de veículos elétricos e o lançamento de concurso público, tendo por fim a concessão da sua exploração, pelo prazo de 10 anos, por operador de pontos de carregamento.

Ao Município caberá a indicação da localização para a instalação do hub de carregamento de veículos elétricos e a atribuição de licença de utilização privativa do domínio público dos 18 lugares de estacionamento associados e infraestruturas de apoio, nomeadamente a ligação à rede eléctrica.

Na discussão da proposta, o Vereador do PSD, Ricardo Araújo, considerou que a Autarquia “deveria ir mais além e não ficar à espera do investimento privado”, defendendo que Guimarães “se afirme como um concelho líder na mobilidade elétrica”. “A Mobi.e já definiu com outros municípios a instalação destes chamados hubs e agora chega a Guimarães, o que é ainda insuficiente face aos desafios da mobilidade elétrica no presente e particularmente no futuro”, disse, insistindo: “Se queremos dar um contributo relevante para a descarbonização das cidades, se queremos que Guimarães se afirme como cidade amiga do ambiente e líder na mobilidade eléctrica é fundamental aumentar a infraestrutura de carregamento disponível para os utilizadores de veículos elétricos”. “A nossa proposta é que a Câmara deve definir um plano concelhio que abranja a cidade e as vilas do Concelho, indicando as bolsas territoriais que vai colocar a concurso a privados para a instalação de postos de carregamento. Este planeamento deve ainda contemplar as três vertentes de carregamento: carga lenta, rápida e carga ultra-rápida”, frisou Ricardo Araújo.
Durante a reunião, o Presidente da Câmara alertou para o trabalho que o Município tem vindo a fazer, em articulação com o Secretário de Estado para a Mobilidade, assinalando que o Parque de Camões ficará brevemente dotado com 10 postos de carregamento para veículos elétricos, sendo a pretensão da Autarquia criar estas soluções nos restantes parques de estacionamento. Domingos Bragança fez ainda alusão aos contactos que tem mantido com a EDP no sentido de serem criadas as condições técnicas necessárias para a criação de zonas de carregamento fácil em alguns arruamentos da Cidade. “É um trabalho que está a ser feito, tendo como facilitador a Câmara Municipal”, comentou.

No final da reunião, a Vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente assinalou a existência de um Plano de Mobilidade Eléctrica que tem sido ajustado à legislação do sector, indicando que brevemente será lançado “o concurso para a atribuição do direito privado de domínio público para carregamento de veículos eléctricos”. “O plano já contempla a extensão da colocação deste tipo de equipamentos às vilas e outros pontos do concelho nomeadamente onde se verifica uma forte concentração industrial e no Avepark”, afirmou Sofia Ferreira, frisando que “procedeu-se à alteração do regulamento das taxas e de outras licenças municipais já com vista à incorporação desta possibilidade”.