Cerimónia distinguiu atletas, clubes e figuras do desporto vianense, com destaque para Sara Alves e Ana Barros. Município regista crescimento nas modalidades, atletas e apoio estruturado ao desporto.

O Centro Cultural de Viana do Castelo encheu-se este domingo de orgulho e celebração com a realização da VIII Gala do Desporto, que distinguiu 257 atletas vianenses campeões nas épocas de 2023 e 2024, com títulos alcançados a nível nacional, europeu e mundial.

A cerimónia contou com a presença de atletas de 27 modalidades, desde o atletismo ao xadrez, passando por canoagem, kickboxing, judo, natação, surf, hóquei em patins, entre muitas outras. Foram ainda destacados 27 clubes e duas escolas com atletas campeões, incluindo 13 atletas universitários, 23 que representam clubes fora do concelho, 38 com pódios europeus e universitários, e um atleta com dois pódios olímpicos.

“Um reconhecimento coletivo”
Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, enalteceu o momento como um “reconhecimento coletivo” do esforço e dedicação dos atletas, mas também de todos os que os apoiam: “Vocês são os fazedores, os obreiros que fazem com que cada atleta possa realmente dedicar-se aos seus objetivos”, frisou o autarca.
Nobre destacou ainda o papel do desporto na identidade da cidade: “Os nossos atletas dão notoriedade, projeção e identidade à nossa cidade. Por isso, tenho de vos agradecer por tudo aquilo que fazem no desporto e além dele.”

Crescimento e novos caminhos para o desporto vianense
Ricardo Rego, Vereador do Desporto, apresentou números que espelham o dinamismo desportivo do concelho. Viana do Castelo conta atualmente com cerca de 6.200 atletas federados e 12.000 atletas não federados, distribuídos por 110 clubes que desenvolvem 60 modalidades.
O número de clubes e associações desportivas aumentou cerca de 10%, e o número de atletas federados cresceu em quase todas as modalidades, com uma média de crescimento de 20%. O número de atletas com apoio direto do município triplicou.

Rego sublinhou ainda o início de uma nova fase na política de apoio ao desporto local: “Demos o primeiro passo rumo a um modelo de apoio mais justo, regular e equitativo, baseado na atividade desportiva e no número de atletas. É uma base sólida, mas precisa ainda de ampla discussão e regulamentação.”

Prémios Municipais: homenagem a duas figuras marcantes
A VIII Gala do Desporto destacou também duas figuras inspiradoras do panorama desportivo vianense com os Prémios Especiais do Município.

  • Sara Diana Pereira Alves, natural de Alvarães, foi distinguida com o Prémio Especial do Município. Árbitra desde 2018, destacou-se na Primeira Liga Feminina como árbitra assistente e, mais recentemente, como única árbitra nos quadros masculinos da FPF, participando em jogos do Campeonato de Portugal, Liga Revelação, Liga BPI e, em 2024, em duas finais nacionais e jogos internacionais.
  • Ana de Oliveira Barros, natural de Santa Marta de Portuzelo, recebeu o Prémio Homenagem do Município. Considerada a melhor ciclista portuguesa do seu tempo, conquistou seis títulos nacionais consecutivos entre 1991 e 1996. Representou Portugal em quatro Campeonatos do Mundo, um Campeonato da Europa e nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), onde alcançou um 23.º lugar, a escassos segundos da medalha de ouro.

A VIII Gala do Desporto reafirmou o compromisso da autarquia com o desenvolvimento desportivo e com a valorização de todos os que, diariamente, contribuem para a excelência e prestígio do desporto de Viana do Castelo, dentro e fora de portas.