Nível de emprego atinge máximo desde 1998, revela o INE

A taxa de desemprego em Portugal fixou-se nos 5,8% em julho de 2025, registando uma descida face ao mês anterior e ao período homólogo. Segundo a primeira estimativa divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador caiu 0,3 pontos percentuais em relação a junho e 0,7 pontos em comparação com julho de 2024.

Emprego em máximos de quase três décadas

Os dados mostram ainda que a população empregada atingiu 5.260,4 mil pessoas, o valor mais elevado desde fevereiro de 1998. Este número confirma a tendência de reforço do mercado de trabalho, com mais pessoas ativas e integradas em atividades profissionais.

Subutilização do trabalho também em queda

Outro dado relevante é a taxa de subutilização do trabalho, que caiu para 10%. Este indicador, que engloba não só os desempregados, mas também trabalhadores em subemprego e pessoas disponíveis mas não incluídas nas estatísticas tradicionais de desemprego, registou descidas em todas as comparações:

  • -0,3 pontos percentuais face a junho de 2025;
  • -0,5 pontos percentuais face a abril de 2025;
  • -1,1 pontos percentuais face a julho de 2024.

Tendência positiva consolidada

Os dados agora divulgados reforçam a trajetória de descida do desemprego, ao mesmo tempo que revelam uma dinâmica positiva na criação de emprego. O INE sublinha que os valores obtidos em julho confirmam o crescimento sustentado da atividade económica e a absorção de mão de obra, apesar dos desafios conjunturais que a economia portuguesa enfrenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here