A chuva regressa este sábado ao Minho devido a um “rio atmosférico” que se estende das Bahamas até à Irlanda. No entanto, as autoridades alertam: continua a ser proibido fazer queimadas de sobrantes, e quem o fizer arrisca-se a ser detido por fogo posto.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) explicou que existe receio de que alguns proprietários agrícolas aproveitem o anúncio da chuva para realizar queimadas. Contudo, a precipitação não será em quantidade suficiente para apagar os fogos, sobretudo nas zonas do interior, onde poderá nem sequer chover.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), apesar de a chuva poder chegar a áreas do litoral, como Viana do Castelo, regiões mais interiores – como Cabeceiras de Basto ou Trás-os-Montes – deverão continuar secas, aumentando o risco de incêndios descontrolados.

A Proteção Civil teme que, tal como em anos anteriores, centenas de fogos possam deflagrar em simultâneo devido a queimadas feitas em condições perigosas.

O apelo é claro: as queimadas continuam proibidas e quem desrespeitar a lei poderá enfrentar consequências graves.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here