Ricardo Araújo defende aumento da oferta e melhor cobertura no concelho, acusando a Câmara de “decisões adiadas”.
O candidato da coligação PSD/CDS – Juntos por Guimarães à Câmara Municipal, Ricardo Araújo, prometeu implementar a gratuitidade dos transportes públicos rodoviários no concelho, caso seja eleito nas Autárquicas de 12 de outubro.
Durante uma viagem de autocarro entre Souto São Salvador e a Central de Transportes de Guimarães, realizada esta semana, o candidato quis testemunhar as dificuldades sentidas diariamente pelos utilizadores.
“São necessárias soluções para o dia a dia, para agora. É importante implementarmos medidas como a gratuitidade do transporte público, mas também reforçar de forma significativa a capacidade de resposta. A gratuitidade deve caminhar em paralelo com o aumento da oferta”, sublinhou.
A candidatura defende que o município dispõe de margem orçamental para avançar com a medida, lembrando que o orçamento municipal passou de 107 milhões de euros para 225 milhões nos últimos quatro anos.
Ricardo Araújo reuniu-se ainda com os responsáveis da Guimabus, Fernando Salgado (CEO) e Sérgio Ferreira (diretor-geral), para discutir os desafios do setor e soluções de curto prazo. A transportadora apontou como metas estratégicas o aumento da cobertura da rede para 6 milhões de quilómetros por ano, reforçando em 2 milhões a operação atual, e a criação de novos corredores BUS no centro da cidade.
O candidato mostrou-se alinhado com estas propostas e destacou a importância da empresa no concelho, elogiando a aposta em veículos elétricos.
“Não podemos continuar a perder tempo com decisões adiadas pela Câmara. É urgente dar prioridade ao transporte público, ligar melhor as freguesias à cidade e oferecer um serviço fiável, frequente e acessível a todos”, defendeu.
Ricardo Araújo alertou ainda para a ausência de uma solução para o estacionamento dos autocarros, classificando a situação como “inaceitável” e exigindo uma resposta que resolva os problemas diários de motoristas, passageiros e empresas.