Exposição “Um ensaio visual” assinala os 20 anos do Concurso Municipal de Fotografia
O Museu dos Biscainhos recebe, até ao final de outubro, a exposição “Um ensaio visual”, da autoria do fotojornalista bracarense Hugo Delgado. São mais de duas dezenas de imagens que revelam a cidade de Braga sob um olhar diferente, marcado pela luz, pela arquitetura e pela passagem do tempo.
Em declarações à RUM, o autor admitiu que o maior desafio foi fotografar os espaços por onde passa diariamente, obrigando-o a encontrar “uma forma diferente” de os retratar.
“Fotografar edificado classificado foi um desafio. Implicou parar, observar como a luz incide nos edifícios e captar ângulos inéditos. Estas fotografias ficam também como memória do que era Braga em 2025”, explicou Hugo Delgado.
Com carreira consolidada fora de portas, ter uma mostra na sua cidade natal é, para o fotógrafo, uma oportunidade de “deixar a sua marca para as gerações vindouras”.
A iniciativa partiu do Município de Braga, no âmbito das comemorações dos 20 anos do Concurso Municipal de Fotografia, este ano dedicado ao património arquitetónico e arqueológico classificado. Pela primeira vez, foi endereçado um convite a um fotógrafo profissional para interpretar o tema.
Segundo Pedro Lopes, da Divisão do Centro Histórico, Património e Arqueologia, as imagens passam agora a integrar o espólio municipal, “enriquecendo o património fotográfico da cidade”.
O presidente da Câmara, Ricardo Rio, destacou “o talento e o olhar criativo” de Hugo Delgado:
“A exposição é uma oportunidade única de valorizar o património de Braga através da arte fotográfica de um profissional que honra a cidade”.