Governo de Madrid adjudicou estudos de viabilidade para o troço entre O Porriño e a fronteira portuguesa.
O Governo espanhol deu mais um passo no avanço da ligação ferroviária de alta velocidade entre o Porto, Braga e Vigo, ao adjudicar os estudos de viabilidade e informativo para o troço entre O Porriño e a fronteira portuguesa, na província de Pontevedra, Galiza.
De acordo com o Ministério dos Transportes e Mobilidade Sustentável de Espanha, o contrato, no valor de 835 mil euros, tem como objetivo definir o traçado entre o troço em estudo da saída sul de Vigo e a futura infraestrutura portuguesa a sul do rio Minho, atualmente em desenvolvimento pelas autoridades nacionais.
O estudo inclui uma análise de alternativas de traçado, um estudo de procura, uma avaliação custo-benefício socioeconómica e a preparação dos processos de consulta pública e avaliação de impacto ambiental, culminando na aprovação definitiva do Estudo Informativo.
Segundo o Governo espanhol, esta fase representa “um novo avanço na construção de uma conexão internacional estratégica para a Galiza, Espanha, Portugal e a Europa”, dando continuidade ao Eixo Atlântico de alta velocidade entre a Corunha e Lisboa.
O Ministério sublinha ainda que o estudo reafirma o compromisso com a Galiza e, em particular, com Vigo, onde estão em curso análises para melhorar a ligação à rede nacional de alta velocidade e modernizar infraestruturas na zona de Redondela.
“O início deste estudo informativo é um novo passo para impulsionar as conexões ferroviárias entre Espanha e Portugal, de acordo com o compromisso assumido por ambos os países na XXXV Cimeira Luso-Espanhola, celebrada em Faro em outubro de 2024”, refere o comunicado.
Do lado português, a Infraestruturas de Portugal (IP) prevê submeter ainda este ano o estudo prévio à Avaliação de Impacto Ambiental (AIA).
A primeira fase da linha de alta velocidade — Porto–Soure — deverá estar concluída em 2030, seguindo-se a segunda fase (Soure–Carregado) em 2032, assegurando a ligação a Lisboa via Linha do Norte.
A ligação Porto–Vigo, também prevista para 2032, incluirá estações no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, Braga, Ponte de Lima e Valença.
Segundo estimativas do anterior Governo português, o investimento total no eixo Lisboa–Valença deverá rondar entre sete e oito mil milhões de euros.
































