Classificação abrange várias ruas e praças e visa proteger e valorizar património identitário da cidade
A Câmara Municipal de Braga aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento para classificar a calçada portuguesa existente em diversas artérias da cidade como conjunto de interesse municipal, segundo uma proposta discutida na reunião do executivo realizada esta segunda-feira.
Apesar do consenso na aprovação, o vereador Ricardo Silva, do movimento independente Amar e Servir Braga, sublinhou a expectativa de que esta classificação funcione como um “elemento privilegiado” de proteção e preservação da calçada, alertando para o atual estado de degradação em vários locais. “A calçada está esburacada, desconcertada, em alguns casos em estado miserável”, afirmou.
O vereador defendeu ainda que, para além da proteção patrimonial, é fundamental apostar na qualificação de técnicos calceteiros, de modo a garantir uma manutenção adequada e duradoura deste património urbano.
De acordo com a proposta aprovada, a calçada portuguesa de Braga foi construída ao longo dos séculos XX e XXI e marca presença em diversas ruas e praças, conferindo identidade ao espaço urbano e assumindo-se como um dos mais significativos símbolos da cultura e identidade nacional. O documento destaca igualmente o seu valor enquanto legado artístico, cultural e identitário de Portugal, bem como testemunho relevante do património cultural bracarense.
O executivo municipal considera que a classificação constitui um instrumento fundamental para a proteção, valorização, continuidade e preservação da calçada portuguesa na cidade.
A vereadora da Cultura, Catarina Miranda, admitiu que a lista de locais abrangidos poderá vir a ser alargada, apontando o Sameiro como um exemplo de zona com “calçada riquíssima” que poderá integrar este processo de classificação.
































