Cotrim Figueiredo escolhe Braga para encerrar campanha presidencial

Candidato apoiado pela Iniciativa Liberal vai percorrer 10 distritos e termina a corrida a Belém na cidade onde a IL elegeu deputado nas últimas legislativas

O candidato presidencial João Cotrim Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), vai encerrar a sua campanha eleitoral em Braga, no âmbito das Eleições Presidenciais de 2026. A informação consta do roteiro provisório de campanha a que a agência Lusa teve acesso.

Ao longo da campanha, o eurodeputado liberal irá passar por 10 dos 18 distritos de Portugal continental: Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal, Porto e Viseu. Com duas a três ações diárias, Cotrim Figueiredo pretende privilegiar o contacto direto com os eleitores, através de visitas a feiras, mercados, fábricas e academias culturais e desportivas.

A campanha arranca oficialmente no domingo, com o candidato a dedicar o dia a Lisboa, marcando presença de manhã na Corrida das Docas, em Belém. Nos dias seguintes, passará por Leiria, Lisboa e Santarém, seguindo depois para o Norte, com ações nos distritos de Aveiro e Porto.

No final da primeira semana, o candidato regressa a Lisboa e passa ainda por Setúbal e Covilhã. A segunda e última semana de campanha começa em Castelo Branco, prossegue por Coimbra, Leiria, Viseu e Porto, culminando em Braga, cidade onde, nas últimas eleições legislativas, a Iniciativa Liberal elegeu como deputado o seu atual líder, Rui Rocha.

Antes do período oficial de campanha, Cotrim Figueiredo visitou já os restantes oito distritos do continente, bem como as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, em ações de pré-campanha.

No plano financeiro, o candidato prevê gastar cerca de 500 mil euros, dos quais 170 mil euros serão destinados a cartazes e telas. Cotrim Figueiredo conta receber 350 mil euros de subvenção estatal, 125 mil euros em donativos e cerca de 25 mil euros provenientes de iniciativas de angariação de fundos.

As eleições presidenciais realizam-se a 18 de janeiro de 2026 e contam com 11 candidatos: Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (apoiado pelo PSD e CDS), António Filipe (PCP), Catarina Martins (Bloco de Esquerda), António José Seguro (PS), Humberto Correia, André Pestana, Jorge Pinto (Livre), João Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega) e Manuel João Vieira.

Esta será a 11.ª eleição presidencial em democracia, desde 1976.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here