Protesto contra acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul volta a provocar constrangimentos na A-52
Agricultores galegos voltaram a cortar, esta quinta-feira, a autoestrada A-52, uma das principais ligações rodoviárias entre a Galiza e o norte de Portugal, em protesto contra o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.
De acordo com o jornal La Voz de Galicia, os manifestantes, que já tinham realizado um protesto semelhante há cerca de duas semanas, bloquearam a via em ambos os sentidos com tratores, na zona de Xinzo de Limia, na província de Ourense. Na manhã desta sexta-feira, a autoestrada permanecia cortada, depois de os agricultores terem passado a noite no local.
Os produtores agrícolas de Ourense consideram que o acordo entre a União Europeia e o Mercosul representa uma “autêntica ruína para o agro espanhol”, alertando para o risco de entrada no mercado europeu de produtos oriundos de países terceiros a preços mais baixos e sem as mesmas exigências sanitárias e ambientais impostas aos agricultores europeus.
Este não é um protesto inédito. No passado dia 11 de janeiro, os agricultores já tinham bloqueado a mesma via, na saída 188, na zona de Abavides, também no concelho de Xinzo de Limia, ação que provocou fortes perturbações no tráfego entre Espanha e Portugal.
































