Vieira do Minho investe 350 mil euros na revitalização da Serra da Cabreira.

A arborização será efetuada numa faixa de 10 metros para cada lado das linhas de água com árvores folhosas.

A Câmara de Vieira do Minho vai investir 350 mil euros na revitalização da Serra da Cabreira, para minimizar os impactos provocados pelo “grande incêndio” de outubro, anunciou o município.

A intervenção ocorrerá ao abrigo de uma candidatura aos fundos comunitários, cuja aprovação permitirá intervir em “áreas fundamentais” para a preservação da natureza, da floresta e dos seus ecossistemas, nas freguesias de Ruivães, Espindo, Cantelães, Vilarchão, Pinheiro e Anjos.

Os trabalhos vão incidir nas linhas de água numa área total de 110 hectares, na estabilização de encostas numa área total de 12 hectares e na arborização de linhas de água numa área total de 110 hectares.

Em comunicado, o município explica que a intervenção nas linhas de água tem como objetivo a prevenção da contaminação e do assoreamento, através da regularização do regime hidrológico.

Esta regularização passa por ações de limpeza e conservação da rede hidrográfica, prevendo o abate de árvores mortas e a limpeza, remoção e desobstrução de linhas de água e das passagens hidráulicas.

No que toca à intervenção ao nível da estabilização de encostas, pretende-se controlar a erosão e efetuar o tratamento e proteção de encostas, através da instalação de barreiras de resíduos florestais.

A arborização será efetuada numa faixa de 10 metros para cada lado das linhas de água com árvores folhosas.

“A aprovação desta candidatura vai ao encontro do programa de revitalização da Serra da Cabreira previsto pelo município e permitirá a formulação de um plano de vigilância e prevenção na serra, de maneira a criar condições para que a zona ganhe novamente vida”, refere o presidente da Câmara, António Cardoso, citado no comunicado.