“É altura de tornar as nossas ferramentas de privacidade mais fáceis de encontrar”, anuncia a rede social.
O Facebook continua envolto em críticas devido à gestão de dados de privacidade. Muitos utilizadores têm-se apercebido por estes dias que as suas contas permitem guardar uma série de informações. O Facebook garante agora que as ferramentas de privacidade vão ser mais fáceis de encontrar.
Em comunicado, a rede social afirma que “é altura de tornar as nossas ferramentas de privacidade mais fáceis de encontrar”.
“A última semana mostrou quanto mais trabalho é necessário fazermos para aplicar as nossas políticas de uso e ajudar as pessoas a compreender como funciona o Facebook e as escolhas que têm sobre os próprios dados”, lê-se no comunicado.
O Facebook, pela voz do fundador Mark Zuckerberg, já tinha admitido que errou na gestão do caso Cambridge Analytica e que havia melhoramentos já feitos mas outros ainda por fazer.
Eis o que o Facebook alterou para tornar as configurações e ferramentas de publicidade mais fáceis de encontrar (e, como tal, de utilizar).
Controlos mais fáceis de encontrar e utilizar
“O Facebook redesenhou por completo o seu menu de definições para dispositivos móveis, do início ao fim, para que tudo seja mais fácil de encontrar. Ao invés de as definições estarem distribuídas por quase 20 ecrãs diferentes, estão agora acessíveis em apenas um único lugar. (imagem em anexo)”.
Novo menu de atalhos (shortcuts) de privacidade
“Para além da simplificação do menu de definições, o feedback dos utilizadores é que a informação sobre privacidade, segurança e anúncios deveria ser muito mais fácil de encontrar. No novo menu de atalhos de privacidade é possível controlar os dados em apenas alguns cliques, com explicações clarificadas de como funcionam os controlos. Esta experiência é agora mais visual, clara e fácil de encontrar. (imagem em anexo)”.
A partir deste menu é possível:
a. – Tornar a conta mais segura: os utilizadores podem ativar mais ferramentas de proteção, como a autenticação com dois-fatores. Caso esta opção esteja ativa e alguém tente entrar na conta a partir de um dispositivo que o Facebook não reconheça, será de imediato pedida uma confirmação ao dono da conta.
b. – Controlar informação pessoal: é possível aos utilizadores reverem o que partilharam e apagarem se quiserem. Incluindo posts que partilhou ou aos quais reagiu, pedidos de amizade enviados e buscar feitas no Facebook.
c. – Gestão de quem vê os posts e informação de perfil: cada utilizador é dono do que partilha no Facebook e pode gerir quem vê o que publica e a informação que incluiu no seu perfil.
Ferramentas para encontrar, descarregar e apagar os dados dos utilizadores no Facebook
É importante saber que dados o Facebook recolhe e usa, mas é ainda mais útil que os utilizadores consigam ver e gerir a sua própria informação. Há quem queira apagar informação que partilhou no passado, há quem seja apenas curioso e queira verificar que informação é que o Facebook tem. Por isso mesmo, o novo ‘Aceda à sua Informação’ é uma forma segura de permitir aos utilizadores acederem e gerirem a sua informação – posts, reações, comentários ou pesquisas efetuadas. É possível apagar aqui o que não quer que apareça mais na sua cronologia.
O Facebook salienta ainda que “é também agora mais fácil fazer o download da informação partilhada no Facebook – em última análise, os dados pertencem a cada utilizador. É possível fazer o download de uma cópia segura ou movê-la para outro serviço, incluindo fotografias, contactos adicionados à conta, posts na cronologia e muito mais”.