A Escola Desportiva de Viana do Castelo vai avançar, na próxima época, com uma equipa sénior de hóquei em patins que irá disputar o campeonato nacional da III divisão. O anúncio da criação do escalão sénior foi feito esta quarta-feira pelo presidente Rui Silva. Em conferência de imprensa realizada no pavilhão de Monserrate, o presidente da EDV afirmou tratar-se de um “dia histórico” para o clube e para a secção de hóquei em patins, dirigida por Álvaro Lopes, que “passará a ter oferta formativa em todos os escalões, desde os sub-9 até ao sénior num princípio de continuidade, de dar resposta aos anseio de atletas de tinham que sair da cidade para continuar a atividade desportiva nesta modalidade”.
Agora estão reunidas as condições para existência de maior oferta. O que queremos é continuar o projeto, dar uma garantia aos pais de que os atletas, a partir do momento que entram na EDV tem possibilidade de finalizar o processo formativo e prepará-los o melhor possível para o escalão sénior”.
Rui Silva explicou que “será um secção totalmente autónoma , terá gestão própria, terá orçamento autónomo e terá de ter sustentabilidade e, portanto, nunca poderá por em causa a principal característica da escola que é a formação”.
“São cada vez mais os clubes que vêm buscar atletas a Viana do Castelo, nós vemos desaparecer os nossos atletas, gerações de atletas e olhamos para os planteis das outras equipas com atletas formados em Viana do Castelo. Isso não pode continuar a acontecer. Nós queremos que os atletas permaneçam aqui”, sublinhou Rui Silva que garantiu que esta estratégia é “totalmente concertada com a Câmara Municipal , que é a maior patrocinadora”, do clube.