Depois de analisar bem os seus dados, talvez fique com a sensação que o Facebook conhece-o melhor do que os seus amigos e familiares. A seguir Salve os seus dados do Facebook mesmo que não vá apagar a conta Mais vistas POUPANÇA 10 coisas que não deve comprar novas FOTOGALERIA Dez destinos de férias onde o euro rende mais TECNOLOGIA Seis factos surpreendentes que o Facebook sabe sobre si CARREIRAS Os luxos que Ronaldo já conquistou aos 33 anos Quando em conversas com os amigos se diz que as grandes tecnológicas sabem tudo sobre nós, a ideia pode parecer exagerada, mas talvez não esteja assim tão longe da realidade. Depois do escândalo de privacidade que afetou 50 milhões de utilizadores, aquilo que o Facebook sabe sobre os seus utilizadores tem sido muito escrutinado. Já lhe dissemos como fazer uma cópia de todas as informações que o Facebook tem sobre si. A pergunta é: olhou com atenção para esses dados? O volume de informação ainda é considerável, sobretudo se é ou já foi um utilizador bastante ativo na rede social.

Um repórter, especialista em segurança informática, da publicação PCMag, decidiu fazer esse exercício de análise e encontrou várias ‘surpresas’. Mesmo para quem está habituado a proteger os seus dados, o Facebook conseguiu agregar um grande volume de informações sobre aquela pessoa. Afinal, o que sabe o Facebook sobre si? Veja na galeria acima seis informações surpreendentes que a rede social tem a seu respeito.

1. Informações de chamadas e SMS
Pouco tempo depois de ter estalado o escândalo da Cambridge Analytica, o Facebook viu-se envolvido em nova polémica: os utilizadores começaram a descobrir que a rede social tinha registo de metadados de chamadas e mensagens que não foram feitos na plataforma. Há pessoas que garantem inclusive que nunca deram ao Facebook acesso a estes dados e que mesmo assim a plataforma tem estes registos.

2. Vídeos e fotografias
O Facebook tem uma cópia das fotografias e vídeos que publicou na plataforma ao longo dos anos. É até provável que já nem se lembre de alguns destes conteúdos. No caso das fotografias, elas estão agrupadas por grupos – carregamentos a partir do telemóvel, por exemplo. Quando abre cada uma das fotos, vai encontrar informações ainda mais detalhadas como a marca e o modelo da câmara responsáveis por aquela imagem ou o endereço de IP através do qual foram carregadas.

3. Um brinde à amizade
Na informação que o Facebook lhe envia, há um separador denominado ‘Amigos’. É aqui que vai ver uma lista de todos os seus amigos, uma lista de todos os pedidos de amizade que rejeitou e os amigos que foi eliminando ao longo do tempo – incluindo a data em que decidiu remover essas pessoas. No final o Facebook ainda tem uma categorização social do utilizador relativamente ao seu perfil de amizades. Sabe qual é a sua?

4. As mensagens no Messenger
Talvez não seja uma total surpresa para alguns, mas poderá ser para outros: o Facebook tem um registo de todas as mensagens que recebeu e enviou através do Facebook Messenger.

5. Segurança
O Facebook também tem um registo de todas as autenticações que os utilizadores fizeram na rede social, incluindo o nome das máquinas em que esse acesso foi feito, o browser, a resolução do ecrã… Esta informação pode ter pouca relevância para a esmagadora maioria dos consumidores, mas nas mãos de um pirata informática podia permitir criar um perfil muito fidedigno da ‘vítima’.

6. A publicidade
De todas as informações que o Facebook tem a seu respeito, talvez as da área da publicidade sejam as mais interessantes. Na prática o Facebook elabora uma lista daqueles que são os tópicos de anúncios que lhe podem ser direcionados de forma mais eficaz. Aqui também vai encontrar uma lista dos anunciantes que têm as suas informações de contacto e um histórico dos anúncios com os quais interagiu.