CAMPEONATO DE PORTUGAL DE MONTANHA: LISTA DE LUXO PARA O ARRANQUE NA PENHA

Quase meia centena de inscritos preenchem a listagem final a prova do Demoporto, numa demonstração de pujança do campeonato. Quando às 14:30 minutos do próximo sábado, o semáforo adquirir pela primeira vez a cor verde, arrancará a edição 2018 do Campeonato de Portugal de Montanha JC GROUP.

À espera de quase cinquenta pilotos estarão os desafiantes 2,78 km de extensão da Rampa da Penha, organizada pelo Demoporto, em parceria com a Irmandade da Nª Sª da Penha. O traçado apresenta uma inclinação média do percurso de 6,7% e uma diferença de nível entre a partida e a chegada de 179 metros. A meteorologia pode vir a desempenhar um papel importante no desenrolar da prova.

A previsão aponta para a presença da chuva durante os dois dias do programa, sendo ainda fator a ter em conta, as temperaturas baixas que são apontadas, com a máxima a não ultrapassar os 14 graus.
Será também tempo de vermos em prática as alterações profundas que o campeonato sofreu, no sentido de o tornar ainda mais competitivo.

O número de categorias foi reduzido, sendo agora 4: Protótipos, GT, Turismos e Clássicos.
Como tal, na época de 3018, serão 5 os títulos nacionais atribuídos. Um absoluto e os outros referentes às categorias. Mantêm-se ainda a discussão das duas Taças de Portugal de Montanha 1300, com uma delas reservada aos clássicos com cilindrada até essa capacidade.

A outra novidade está relacionada com o número de subidas em cada prova, que passa de seis para oito, repartidas pelos dois dias de prova, tendo sido acrescentadas duas sessões extra de treinos livres (warm-up), uma por cada dia de competição.
Se a lista de inscritos releva pela quantidade, ostenta ainda uma qualidade acrescida, quando comparada com épocas transatas.

Novos carros e novas aparições entre os protagonistas do pelotão, sendo de realçar que os campeões de 2017 se apresentam à partida, na defesa férrea dos seus títulos, sendo que os delfins da discussão dos títulos na época anterior estão, na sua maioria, também presentes, com ganas de lutar pelos cetros em liça.
As verificações técnicas e documentais decorrem na manhã de sábado, no Hotel da Penha e no Largo adjacente. No primeiro dia, teremos, para além da já referida subida extra, mais duas de treinos e a primeira das 3 subidas a doer, que fechará o programa da primeira jornada.

No domingo, 8 de Abril, a competição começa às 10 da manhã, com o warm-up e mais uma subida de treinos, antes das duas subidas de prova decisivas que ditarão as classificações finais.

Sob organização da Demoporto, a Rampa da Penha tem início este sábado (7 de março), às 14h30, com a primeira subida de treinos livres. No domingo, os concorrentes entram em pista a partir das 10h00.

HORÁRIO

Sábado # 7 Abril
14h30 warm up
15h15 1ª subida de treinos
16h00 2ª subida de treinos
16h45 1ª subida de prova

Domingo # 8 Abril
10h00 warm up
10h45 3ª subida de treinos
11h30 2ª subida de prova
12h45 3ª subida de prova