A partir de hoje, 23 de Abril, o Município de Braga irá proceder à entrega de uma colecção de livros sobre Braga dirigidas às bibliotecas escolares das 13 Escolas do 2.º e 3.º ciclo do Ensino Básico existentes no território do concelho. A vereadora da Cultura e Educação, Lídia Dias, procederá à entrega de um dos conjuntos esta Segunda-feira, pelas 11h00, na biblioteca da Escola EB2/3 de Cabreiros.

Esta iniciativa, que pretende comemorar o Dia Mundial do Livro assinalada anualmente a 23 de Abril, intitula-se “Braga nas Bibliotecas” e integra o projecto “À Descoberta de Braga”, cujo objectivo é fomentar no público escolar e na população bracarense o conhecimento e afecto pela história, património e identidade de Braga enquanto comunidade. Através da oferta de uma colecção de livros contendo estudos sobre Braga às bibliotecas escolares das escolas EB 2 e 3, o Município de Braga pretende a criação de uma secção intitulada “Bracarografia” de forma a fomentar o conhecimento dos alunos sobre o Município onde habitam.

São no total 112 livros centrados em estudos sobre a história e património bracarense, aos quais acrescem monografias de diversas freguesias e outras publicações temáticas. Além de publicações próprias, ou realizadas em parceria, a Câmara Municipal de Braga contou com a gentil colaboração da Junta de Freguesia de Adaúfe, Junta de Freguesia de S. Vicente, Junta de Freguesia de S. Victor, União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto, União de Freguesias de Celeirós Aveleda e Vimieiro, União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, União de Freguesias de Lomar e Arcos, Junta de Freguesia de Gualtar, União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, União de Freguesias de Merelim S. Paio Panoias e Parada de Tibães, União de Freguesias de Real Dume e Semelhe, Junta de Freguesia de Sequeira, Junta de Freguesia de Sobreposta, Junta de Freguesia de Tadim, Junta de Freguesia de Tebosa, Misericórdia de Braga, Irmandade de Santa Cruz, Lar Conde de Agrolongo, Instituto Monsenhor Airosa, Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, Rusga de S. Vicente, Instituto de História e Arte Cristãs da Arquidiocese de Braga e Associação de Festas de São João de Braga.