Cerca de 150 famílias ocupavam o edifício, no Largo do Paissandu. Uma pessoa está desaparecida.Incêndio deflagrou esta madrugada.

Os bombeiros acabam de lançar um apelo para tentar encontrar pessoas que estariam dentro de um prédio que colapsou há momentos, na sequência de um incêndio, em São Paulo.

Antes do colapso vários moradores foram visto no topo do prédio a gritar por socorro. As chamas, segundo O Globo, terão tido início pelas 2h da madrugada desta terça-feira.

Várias equipas de salvamento já estarão a caminho do local, confirmando-se para já a morte de uma pessoa e vários feridos..

O edifício, que já foi sede da Polícia Federal e pertence à União, estava ocupado por cerca de 150 famílias de um movimento de moradia, conforme informações da prefeitura. Foram 13 segundos para que o prédio fosse ao chão. Um homem, que estava sendo resgatado pelos bombeiros quando as estruturas caíram, está desaparecido. Inicialmente, ele foi dado como morto, mas durante a tarde as  autoridades não confirmavam a informação. “Nós estávamos tentando salvá-lo, mas infelizmente ele caiu no momento do desabamento. Foi uma tentativa rápida, por uma questão de segundos que não conseguimos”, disse Max Mena, coronel do Corpo de Bombeiros. O prédio está situado na rua Antônio de Godoy. Ainda não se sabe se há outras vítimas sob os escombros.

O presidente Michel Temer foi ao local do acidente, onde confirmou que o prédio pertence à União e disse que colocou o Governo Federal à disposição da prefeitura para o suporte às vítimas. Ele foi recebido com protestos e vaias pelas pessoas que acompanham o trabalho dos bombeiros. O prefeito Bruno Covas também esteve no local.

Os escombros do edifício no centro de São Paulo
Os escombros do edifício no centro de São Paulo AP

As chamas começaram durante a madrugada e o fogo se espalhou rapidamente pelos andares, gerando cenas impressionantes, com imensas labaredas subindo. “Quando o prédio desmoronou, parecia um tsumami”, disse ao jornal Folha de S.Paulo uma mulher de 58 anos que morava no prédio. Alguns edifícios do entorno foram esvaziados e a Defesa Civil avalia possíveis danos. Cerca de 160 agentes do Corpo de Bombeiro permanecem na região, que está isolada, para a busca por possíveis vítimas. As imagens de televisão mostram os escombros depois de desmoronar.

A queda atingiu também o entorno, como a Igreja Luterana Marthin Luther, vizinha ao edifício. O imóvel, do início do século XX, perdeu parte da sua estrutura. Em entrevista à Rede Globo, o pastor da igreja luterana, Frederico Carlos, afirmou que o desabamento desta madrugada era uma “tragédia anunciada”, devido às más condições do local, onde moravam centenas de famílias. “Sempre se falou do risco que esse prédio corria, e precisou acontecer uma desgraça”, disse ele, que mantinha uma convivência com os moradores, acolhidos pela Igreja. “Volta e meia conversava com eles, entrava no prédio e via, era uma tragédia que sabia que uma hora ia acontecer”, contou ele. Desde fiações expostas, esgoto aberto, davam a sensação de vulnerabilidade do local. O pastor mostrou-se inconformado pelo fato de as autoridades nunca terem tomado uma atitude firme para evitar a degradação do edifício, embora tenham sido avisadas diversas vezes. “A gente entrava em contato e diziam ‘não é com a gente, é com esse’, e ninguém faz nada. Como sempre agora vão fazer um bonito inquérito e, como sempre, não vai dar em nada”, reclamou.

Segundo os bombeiros, estão 160 homens a combater as chamas e mais 57 viaturas estão no local. Um helicóptero também ajuda na ocorrência.