O novo sistema de resíduos a instalar na área onde vivem mais de metade dos bracarenses é semelhante ao usado em Barcelona. Substitui a colocação de sacos na rua e dispensa os cantoneiros para outras tarefas de limpeza.

A partir de agora vai ser possível depositar o lixo a qualquer hora do dia nos contentores ergonómicos. Os contentores estarão sempre a uma distância máxima de 100 metros de casa.

Até Setembro a Agere prevê que o processo esteja concluído em todo o concelho.

O novo sistema, que representou um investimento de cerca de 6,2 milhões de euros, foi apresentado hoje, dia 3 de Maio, e permite realizar de uma forma mais rápida, eficaz e sustentável a recolha de resíduos urbanos. Trata-se de um investimento na modernização do sistema de recolha, com benefícios para o meio ambiente e para a saúde pública.

Com o novo sistema, o lixo passa a ser depositado em contentores – 4.400 contentores de superfície e subterrâneos – substituindo o modelo de colocação de sacos na rua e eliminando o impacto negativo ambiental.

Será também possível a colocação do lixo a qualquer hora do dia, sem constrangimentos de horário, e os contentores vão estar a uma distância máxima de 100 metros de cada casa. Recorrendo a viaturas específicas, os mesmos serão lavados e higienizados, regularmente, no próprio local, podendo esse processo decorrer em período diurno, reduzindo a emissão de ruído da operação no período nocturno. A renovação do parque de viaturas, com recurso a soluções tecnológicas sofisticadas, permitirá igualmente uma diminuição significativa das emissões de CO2. A informação pormenorizada pode ser consultada em recolha.agere.pt.

“O investimento realizado coloca o Concelho de Braga na vanguarda internacional da recolha de resíduos. Permite, ainda, melhorar a eficiência e a qualidade do serviço, assim como as condições de trabalho dos nossos colaboradores”, referiu Rui Morais, Presidente da AGERE.

Por sua vez, Ricardo Rio, Presidente do Município de Braga, destaca que este é o resultado claro de uma política cada vez mais amiga dos cidadãos e do ecossistema em que vivemos. “Temos vindo a marcar a diferença na nova forma de governação da Cidade, com a AGERE a prestar um serviço social público relevante e ajustado às necessidades da população e com investimentos coerentes com uma cidade de referência europeia que hoje somos”, disse.

Sistema irá abranger todo o território até Setembro

Parte do investimento foi canalizado para a aquisição de superestruturas de recolha e de lavagem de contentores, que permitem concretizar o processo em apenas 1m e 20s’. Com sistema automático integrado, utilizam a tecnologia de infravermelhos para detectar e manejar os contentores sem que seja necessário o condutor sair da viatura.

O novo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos indiferenciados está a ser implementado de forma faseada pela AGERE em todo o Concelho de Braga, sendo adaptado às características de cada zona, nomeadamente os acessos e a densidade populacional. Até Setembro estará implementado em todo o território concelhio.

Este ano a AGERE prevê ainda investir cerca de 1 milhão de euros em sistemas complementares, tais como a separação de resíduos urbanos biodegradáveis (RUB) no centro histórico.

A introdução deste novo sistema não terá qualquer impacto na tarifa e só foi possível devido à gestão rigorosa da AGERE nos últimos anos. Relembre-se que nos últimos dois anos a AGERE conseguiu uma redução de 2,5% nas tarifas pagas pelos consumidores em cada um desses anos.

Pelo trabalho desempenhado na redução de perdas de água, a AGERE foi reconhecida pela APDA com a atribuição do prémio Tubos de Ouro pela melhor acção em prol da redução de perdas da água (27,3% em 2012 –13,88% em 2017).