Agro 2018. Ministro da Agricultura, Capoula dos Santos, marcou presença, assim como o edil de Braga, Ricardo Rio.

O ministro da Agricultura afirmou hoje que a Agro tem sido um impulsionador da agricultura do Norte e que já se afirmou como «a melhor montra» do setor que mais concorre para a internacionalização da economia portuguesa. Capoulas dos Santos fez ainda saber que são os empresários da região são os mais empreendedores do setor agrícola.

«Estou certo e disponível para contribuir para que a Agro se afirme cada vez mais como a grande feira de agricultura do Norte e do Centro de Portugal», afirmou o ministro da Agricultura, Capoulas dos Santos, acrescentando que o Norte «é uma região com enorme potencial agrícola e que tem ainda muito para aproveitar».

O governante, que falava à margem da inauguração da Agro – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, apontou o evento como sendo «a melhor montra de um setor que esteve adormecido durante muitos anos, mas que tem vindo a percorrer um percurso notável, quer no aumento da produção, quer na especialização, quer na qualificação dos empresários» do setor.

O ministro não deixou de salientar «o rejuvenescimento» dos empreendedores do setor primário e apontou a região do Norte como a mais empreendedora.

«Representa mais de um terço dos projetos aprovados», continuou o titular da pasta da agricultura, dando conta que o Ministério da Agricultura «já aprovou 800 milhões de euros de apoio ao investimento dos jovens agricultores e o Norte é [a região] que tem mais projetos», disse Capoulas dos Santos, dando conta que em nenhuma outra região do país há tantas mulheres empresárias no setor agrícola como entre os 86 concelhos nortenhos.