O Vitória de Guimarães foi esta sexta-feira a Tondela vencer, por 2-0, em jogo da oitava jornada da Liga, e subiu ao quinto lugar.

André André (58 minutos), de grande penalidade, e Bruno Duarte (63) marcaram os golos dos vimaranenses, que somaram o terceiro triunfo consecutivo fora de casa, não tendo ainda perdido como visitante.

Com este triunfo, o Vitória de Guimarães subiu ao quinto posto, com 13 pontos, enquanto o Tondela, que vinha de duas vitórias seguidas, é 12.º classificado, com oito.

João Henriques, treinador do Vitória, em declarações na sala de imprensa do estádio João Cardoso, após o triunfo por 2-0 em Tondela, em jogo da oitava jornada da Liga: 

«Vimos de uma derrota de 4-0 em casa, é natural que os jogadores acima de tudo estavam receosos de cometer erros que condicionassem a equipa. Estavam, em termos mentais, com esse peso do anterior resultado e queriam fazer as coisas bem e as coisas não estavam a sair. Obviamente que o golo e a segunda parte resulta num Vitória mais desinibido, porque as coisas foram acontecendo naturalmente, com mais confiança, com mais fluidez. Obviamente, que os indicies de confiança vão subindo e o trabalho que tem vindo a ser feito vem ao de cima. Os jogadores acabaram por, através do golo, soltar aquilo que estava a perturbar as suas exibições individuais e depois também coletivas. Conseguimos construir um resultado confortável, uma vitória justa, onde os números podiam ter sido mais expressivos.»

«Passámos uma eliminatória da Taça de Portugal, queremos continuar nessa competição. Hoje, demos um passo importante para continuarmos no topo da tabela classificativa e deixamos a porta aberta para entrarmos na Taça da Liga, agora não dependemos de nós. Mas estamos, neste momento, dentro daquilo que nós queremos, entrar na Taça da Liga. Estamos a crescer como equipa, sabendo que isto é mias rápido com vitórias.»

Pako Ayestarán, treinador do Tondela, em declarações na sala de imprensa do estádio João Cardoso, após a derrota por 2-0 frente ao Vitória, em jogo da oitava jornada da Liga:

«Diria que [a primeira parte foi] bem conseguida. Esperámos para ter o controlo do jogo, tivemos o controlo do jogo, circulámos a bola com fluidez, contactámos rápido com os avançados, tivemos entradas pelos corredores laterais, tivemos cruzamentos, chegámos à grande área com três ou quatro jogadores. No entanto, não tivemos lucidez no último passe nem capacidade de acertar as decisões. Por não termos sido eficazes, corremos o risco de pagar por isso. Foi o que ocorreu no segundo tempo. Entrámos bem nos primeiros cinco ou dez minutos, mas o penálti, creio que há dúvidas. Acho que tivemos pressa para equilibrar um jogo que pensávamos que era nosso. Fruto dessa precipitação perdemos um pouco de lucidez. Estou contente com a solidariedade da equipa, mesmo com os dez jogadores não virámos a cara ao jogo.»