Alargamento extraordinário das esplanadas permitido a partir de 5 de Abril

A Câmara Municipal de Braga divulgou ontem o plano de desconfinamento para os serviços e equipamentos do universo municipal.

No âmbito do programa ‘Braga de Porta Aberta’, o Município de Braga irá permitir o alargamento extraordinário das esplanadas a partir do dia 5 de Abril, data em o Governo permitirá que as mesmas estejam abertas ao público com limite máximo de quatro pessoas.

A partir de 3 de Maio, o Município voltar a emitir licenças de recinto improvisado, ocupação de espaço público, entre outras, dependentes da prévia autorização da Direcção-Geral de Saúde.

Estas medidas integram o plano de desconfinamento do universo municipal, ontem divulgado pela Câmara de Braga e elaborado com base no Plano de Desconfinamento apresentada pelo Governo e no comunicado do Conselho de Ministros.

De acordo com o plano divulgado pela autarquia, ontem reabriram ao público o Cemitério Municipal (lotação máxima simultânea de 200 pessoas), a Quinta Pedagógica (parque de merendas mantém-se encerrado), Campos Desportivos da Rodovia (para actividade física e treino de desportos individuais ao ar livre), a Ludoteca do Parque da Ponte (somente para efeitos de empréstimo domiciliário de jogos); e os Parques Infantis Municipais ao ar livre (decisão será revista a cada 15 dias), o Posto de Turismo, e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (somente para levantamento de obras pelo colabora- dor e sem ocupação de espaço).

Para o dia 5 de Abril, está programa a abertura ao público dos seguintes serviços e equipamentos municipais: Forum Arte Braga, gnration (somente os espaços expositivos); bilheteira do Theatro Circo, Fonte do Ídolo, Termas Romanas do Alto da Cividade; Dómus da Escola Velha da Sé; Loja da Juventude (com marcação prévia); e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (apenas restrição de aceso às estantes).

Segue-se, a 19 de Abril, a abertura ao público dos seguintes equipamentos: Altice Forum Braga, Theatro Circo, gnration e o Centro Qualifica (somente o reinício do atendimento/sessões presenciais nas Escolas Parceiras, em regime pós-laboral).
A 30 de Abril reabre a Casa dos Crivos.

Sem data definida de abertura ao público mantêm-se o Museu da Imagem, o Arquivo Municipal (atendimento por marcação prévia), Centro Qualifica (atendimento por marcação prévia), Piscinas Municipais, Estádio 1.º de Maio, campos desportivos das Camélias, Campos de Ténis e Padel, Pavilhões Municipais, aeródromo (apenas utilizado para situações de emergência), espaços polidesportivos, Torre de Menagem e Edifício do Castelo.
Em comunicado, a autarquia explica ainda que tal como até agora, o Mercado Municipal manter-se-á aberto e em funcionamento, e as lojas exteriores do mercado funcionam com venda ao postigo. O Centro de Juventude manterá a sua actividade, também como já estava a acontecer.