O Hospital de Braga desenvolveu um conjunto de iniciativas de modernização e transformação digital, incluindo o lançamento de uma ‘app’ que vai permitir o acesso a exames e datas de marcações, foi hoje anunciado pela instituição.

O objetivo é “reforçar a uniformização dos sistemas de informação da instituição, numa ótica de melhoria contínua para utentes e profissionais”.

Para diminuir o consumo de papel, desenvolveu um Portal e uma ‘app’ exclusiva para utentes, que concede aos utentes o acesso remoto a informação sobre os seus agendamentos, bem como a consulta dos resultados dos exames realizados, entre outras funcionalidades.

Todos os recursos do Portal e da ‘app’ serão lançados, gradualmente, ao longo dos próximos meses.  

O Hospital de Braga desenvolveu também uma solução de Business Intelligence, que permite o acompanhamento, em tempo real, de indicadores de áreas como o Serviço de Urgência, as Consultas Externas, o Bloco Operatório e os Internamentos, traduzindo-se numa mais-valia na melhoria contínua dos cuidados prestados. 

A instalação de uma solução de segurança clínica (closed loops) “diminui, consideravelmente, o erro clínico e garante segurança ao utente, ao garantir que todas as etapas de um processo são devidamente cumpridas. O sistema inclui os circuitos do medicamento, das colheitas, do leite materno e o do sangue”.   

“Este projeto de modernização digital permitiu avanços significativos na eficácia e qualidade da prestação de cuidados da organização, aliando-se a isto uma maior segurança no acesso aos sistemas de informação”, defende João Porfírio, presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, que acrescenta que “este projeto melhorou o acesso aos dados da instituição, com evidentes ganhos de eficiência e melhores práticas na partilha de informação”. 

O “HB.Safe – Promoção da Integração, Interoperabilidade e Segurança Clínica” implementado desde 2020 e apoiado pelo Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA 2020) representou um investimento total de cerca de 1.175.458,92 euros, cofinanciado em 85% do valor, o que corresponde a um incentivo de 842.956,93 euros.