As instalações da antiga escola primária de Nogueira da Silva serão destinadas ao Centro de Acolhimento de Emergência Social da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP). A autarquia cedeu o edifício à organização humanitária, que irá oferecer apoio a 25 pessoas, especialmente vítimas de violência doméstica.

Desde a sua criação em junho do ano passado, a instituição operava na Casa de Saúde do Bom Jesus, em Nogueiró, numa colaboração com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, proporcionando alojamento a 25 pessoas.

O edifício da antiga escola primária é considerado ideal para este propósito, visando a “necessidade de criar melhores condições” para as pessoas apoiadas, e levando em consideração a “localização estratégica” da escola Nogueira da Silva, situada em frente ao atual centro de alojamento temporário para pessoas em situação de sem-abrigo, conforme relatado por Armando Osório ao Jornal de Notícias (JN).

Além das 25 pessoas no centro de acolhimento de emergência social, a Cruz Vermelha de Braga também é responsável por diversas respostas de apoio à habitação, beneficiando atualmente mais de uma centena de pessoas. Cerca de 45 pessoas estão no centro de acolhimento temporário, 15 em apartamentos partilhados, cinco em apartamentos de autonomização e cinco na modalidade “housing first”, que aloja pessoas individualmente de forma permanente.