Netta Barzilai, a mulher que apela à diversidade e que venceu a Eurovisão 2018

“Muito obrigado por escolherem diferente”, disse a sucessora de Salvador Sobral.

Netta foi uma das intérpretes mais carismáticas do Festival Eurovisão da Canção 2018. A música “Toy”, inspirada no movimento #Metoo e no empoderamento feminino, valeu-lhe a vitória na noite da grande final do festival, mas quem é esta israelita tão irreverente?  Aos 25 anos, Netta é fundadora do grupo “The Experiment” e faz parte do grupo Gaberband que a levou a atuar em várias localidades de Israel.

Venceu a versão israelita de “Ídolos” e foi após essa vitória que foi convidada a concorrer ao festival de música que decorreu em Lisboa.  A cantora cresceu na Nigéria, foi educadora de infância, empregada de mesa, e professora numa escola de enfermagem. Estudou na prestigiada escola de música Rimon, em Israel, e fez o seu serviço militar na banda musical nas forças armadas navais israelitas.  Quanto à música, esta ganhou notoriedade pela sua força e movimentos de dança. As referências às galinhas presentes na canção falam na realidade dos “cobardes” que não respeitam as mulheres.  A participação de Barzilai esteve sempre envolvida em muita polémica. Desde Herman José a compará-la com uma versão com cortisona de Assunção Cristas – uma imagem que se tornou viral – às críticas de Salvador Sobral. Na última semana, o vencedor da Eurovisão de 2017 arrasou a música de Netta tendo-a classificado como “horrível”.  A isto, a cantora israelita, que sempre manifestou admiração por Salvador, respondeu com elegância: “Envio apenas amor para o Salvador”.

Quando a vitória de Netta foi anunciada, a jovem de 25 anos deixou uma mensagem a apelar à diferença: “Estou muito feliz, muito obrigado por escolherem diferente. Muito obrigado por celebrarem as diferenças entre nós, muito obrigado por celebrarem a diversidade”.

Concorrente israelita sofre queda aparatosa na Eurovisão

Netta Barzilai caiu e o momento foi partilhado nas redes sociais.

Num vídeo partilhado por um fã nas redes sociais vê-se a jovem, de 25 anos, a cair das escadas da Altice Arena e, de imediato, a ser amparada pela equipa que a acompanhava. Depois do susto, a cantora acabou por se rir do momento.

As imagens contam já com mais de 600 partilhas no Facebook e centenas de comentários e reações