Um vídeo e uma fotografia publicados nas redes sociais das duas representantes portuguesas foram os cartões de despedida desta participação no Festival Eurovisão da Canção que decorreu pela primeira vez em Lisboa. Há um saudoso cumprimento à concorrente israelita e lágrimas de emoção, alegria e orgulho de quem representou o seu país

Ainda antes de ontem à noite Daniela Ruah e Catarina Furtado terem andado pela Europa, com um saltinho a Israel e à Austrália, por um total de 43 cidades à procura da clássica frase “12 pontos para…”, “12 points to…”, “12 points pour…”, já as casas de apostas e sites especializados pintavam como difícil, ou mesmo quase impossível, de se repetir o cenário de uma ‘dobradinha’ portuguesa no Festival Eurovisão da Canção.

Mas, afinal de contas, estávamos a ‘jogar’ em casa e a esperança é a última a morrer, pois claro. No entanto, assim que começou a votação do júri percebemos que a vitória de Salvador Sobral estava já a um ano de distância, distante, em Kiev.

Portugal não foi além dos 39 pontos (21 atribuídos pelos júris nacionais e 18 pelo público) e pela quarta vez na história das participações portuguesas na Eurovisão ficou em último lugar.

Os 21 pontos de Portugal chegaram da Holanda (dois pontos), da Irlanda (seis), da Estónia (três), da Suíça (três) e da Lituânia (sete).

Mas para Cláudia Pascoal e Isaura, a dupla que representou Portugal na edição do festival deste ano com a interpretação do tema “O Jardim”, a noite esteve longe de ser de tristeza. Aliás, se houve lágrimas, – e sim, houve -, foram sempre de emoção de não de tristeza.

A primeira a reagir foi Cláudia que, através do seu Instagram, deu os parabéns à concorrente israelita, vencedora do festival, e partilhou um momento de emoção já com o palco da Eurovisão vazio, mas ainda com uma plateia de portugueses a cantar o tema que as levou até ali, para elas. E elas, ali, visivelmente acarinhadas. “Estes dias de Eurovisão foram uma experiência única e nunca nos esqueceremos!!”, escreveu.