Surpreendentemente 40% das mulheres nunca se masturbou, segundo inquérito da Flame Love Shop.


Quase metade das mulheres inquiridas pela Flame Love Shop nunca se masturbou. São vários os motivos, desde vergonha, repugnância, medo, preconceito, mas também falta de conhecimento sobre o seu próprio corpo e dos benefícios da prática.

De forma a retirar o máximo prazer, conheça cinco dicas para masturbar-se sozinha ou acompanhada.

Cerca de 40% das mulheres nunca se masturbou, revela um inquérito realizado pela Flame Love Shop entre 200 mulheres de várias idades. 

“A masturbação feminina continua a ser um tabu por vários motivos, entre os quais a repressão sexual, a religião ou até o medo e o preconceito”, conta Irina Marques, especialista em Sexologia Educacional e diretora da Flame Love Shop. “As mulheres devem saber que o conhecimento do seu próprio corpo e dos estímulos que nele pode ser provocados é essencial para uma boa saúde sexual”.

Entre os benefícios da masturbação, comprovados cientificamente, estão a capacidade de evitar a dor de cabeça, eliminar o stress e de aliviar as dores da Tensão Pré-Menstrual (TPM), para além de aumentar a produção das hormonas da felicidade.

O desconhecimento do clitóris, não só entre os homens, como por parte das próprias mulheres, também tem implicações na questão da masturbação. “Este é um órgão que existe apenas para dar prazer, pelo que necessita de ser manipulado e explorado de forma correta para que a mulher atinja orgasmos múltiplos e intensos, o que nem sempre acontece”, explica Irina Marques.

Quando se olha para a vulva, é possível ver este ‘brinquedinho’ na parte superior. Apesar de assumir vários formatos, parece-se geralmente com um ‘V’. Para além da parte visível, existe uma área interna, já que as suas raízes longas e profundas vão até ao interior da vagina.

Para além de ser o único órgão do corpo humano que serve exclusivamente para dar prazer, existem outras curiosidades sobre o clitóris que importa saber: a sua cor é sempre rosada, independentemente do tom da pele da mulher; a sua extensão, interna e externa, é semelhante ao tamanho do pénis, entre 10 a 12 cm, mas as suas oito mil terminações nervosas são o dobro do órgão masculino. Ao ser excitado, dá-se um aumento do fornecimento de sangue, o que o torna mais rijo e visível, permitindo orgasmos múltiplos. 

Cinco dicas para masturbar-se sozinha ou acompanhada: 

– Estimulação direta: com um dedo, faça levemente movimentos de cima para baixo e rotativos.

– Estimulação indirecta: passe os dedos sobre a vulva, massajando levemente. Pode fazê-lo mesmo sobre a roupa.

– Estimulação com penetração de dedo: este é um movimento sincrónico em que, ao mesmo tempo que estimula o clitóris de forma circular, tem de introduzir outro dedo na vagina. Utilize as duas mãos neste processo.

– Após a estimulação com penetração dos dois dedos, concentre-se na parte de cima da vulva. Massaje o clitóris com a palma da mão, enquanto os dois dedos estão dentro da vagina, e manipule o ponto G. Vai ver que é extremamente prazeroso.

– Estimulação com recurso a objeto: pode ser a almofada ou um brinquedo sexual apropriado.

De acordo com a diretora da Flame Love Shop, “os brinquedos mais indicados são os estimuladores clitorianos, que vão justamente proporcionar o prazer na maior zona erógena da mulher. Existem ainda outras soluções de brinquedos mais completos, em que o prazer pode ser duplo, já que permitem em simultâneo a penetração e estimulação clitoriana”.