O Município de Braga dispõe a partir de hoje, dia 1 de Junho, de uma viatura de emergência médico-veterinária para efectuar a recolha e o transporte de animais acidentados. A viatura está sob a responsabilidade dos Bombeiros Sapadores de Braga, que receberam formação específica para o efeito, e funcionará 24 horas por dia.

O serviço será prestado em articulação com as autoridades policiais, a AGERE/Centro de Recolha Oficial (CRO), a médica veterinária do Município e dois Hospitais Veterinários do Concelho que irão tratar os animais feridos.

Rui Morais- Administrador Agere

 

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, esta é mais uma medida que se enquadra nas políticas de protecção animal que têm vindo a ser implementadas pelo Município. “Braga tem, actualmente, um Centro de Recolha exemplar e que tem como principal preocupação o bem-estar dos animais. Ao longo dos últimos anos temos vindo a realizar diversas intervenções no CRO, dotando-o de maiores e melhores condições para o acolhimento dos animais errantes”, referiu o Autarca, durante a cerimónia de apresentação da viatura.

Recorde-se que, em Abril passado, o Município celebrou um protocolo de colaboração que visa a implementação do Programa de Apoio de Saúde Preventiva a Animais em Risco. Entre as medidas previstas está a atribuição do cheque-veterinário a famílias carenciadas do Concelho ou a quem adoptar um animal de companhia no Centro de Recolha Oficial (CRO) de Braga.

A juntar a este programa, a Autarquia Bracarense está ainda a implementar o projecto de Captura, Esterilização e Devolução dos animais (CED) que está a ser desenvolvido em parceria com associações devidamente acreditadas para acompanhar animais.

Ricardo Rio – Presidente Câmara Municipal Braga