Leões renovam o título no quinto jogo da final do play-off.

Sporting conquistou este sábado o título de campeão nacional de futsal. Após um empate a dois golos no tempo regulamentar, e uma igualdade a três no prolongamento, o jogo foi decidido nos penáltis.

Depois de uma primeira parte sem golos, o Benfica chegou à vantagem no marcador por Rául Campos (21′) após assistência de Fernandinho. Aos 29′, a equipa de Joel Rocha deu ainda maior expressão ao resultado com o brasileiro Fernandinho a fazer o 2-0 depois de um passe de Rafael Henmi.

A equipa leonina tinha dez minutos para reagir e fê-lo de pronto, mostrando no jogo aquilo que lhe tinha faltado na primeira parte. Primeiro foi Pany Varela (30′) que aproveitou uma defesa incompleta de Roncaglio para reduzir para 2-1, depois foi Fortino a fazer o empate na sequência de um livre cobrado por Merlim.

No prolongamento, o Benfica apostou na estratégia do cinco para quatro e voltou para a frente do marcador com Fernandinho (43′) a bisar no encontro. Mas o jogo não terminaria aí, pois o pivot Fortino voltou a marcar e empatou tudo a três golos.

Nas grandes penalidades, Fortino e Diogo marcaram para o Sporting, ao passo que Deives e Bruno Coelho falharam para o Benfica.

Deste modo, o Sporting consegue o tricampeonato, ao passo que o Benfica continua sem conseguir travar e a hegemonia leonina na modalidade.

No final da partida, o treinador do Benfica, Joel Rocha, considerou o resultado “cruel”.

“Antes de mais, parabéns ao Sporting. Dos cinco jogos da final este foi aquele que o Benfica mais dominou e controlou, onde fomos emocionalmente racionais. Trabalhámos para não ir aos penáltis. Merecíamos mais, mas é assim a realidade”, disse, em declarações à TVI.

Já Paulo Luís, treinador adjunto que esteve no banco dos leões por castigo de Nuno Dias, elogiou os jogadores e lembra as várias conquistas do Sporting este ano em todas as modalidades de pavilhão: “Somos tricampeões, não há muito a dizer. Os jogadores são os grandes obreiros deste campeonato. Tivemos quase fora desta competição, e recuperar como nós recuperámos foi fantástico”.