O maior avião de passageiros do mundo já está em Beja. O A380 aterrou esta segunda-feira em solo nacional. O DN Ócio mostra-lhe algumas fotografias do interior do avião, partilhadas pela Hi Fly no twitter, e ainda um vídeo amador da aterragem. Vídeo: Cortesia de João Maria Santos Foi na localidade de São Brissos, com vista para o aeroporto que João Maria Santos captou este vídeo da aterragem do A380 da Hi Fly. A aterragem decorreu sem quaisquer incidentes e o maior avião de passageiros do mundo já está em Portugal, onde fica até ao fim desta semana.

Foi na localidade de São Brissos, com vista para o aeroporto que João Maria Santos captou este vídeo da aterragem do A380 da Hi Fly. A aterragem decorreu sem quaisquer incidentes e o maior avião de passageiros do mundo já está em Portugal, onde fica até ao fim desta semana. O A380 aterrou às 17h depois de efetuar um voo baixo.

Nesta freguesia do concelho de Beja, com 51,64 km² de área e poucas centenas de habitantes, que se juntaram mais de 50 plane spotters. «Muitas pessoas foram induzidas em erro, porque o horário inicial de aterragem era às 19h, que depois foi alterada para as 17h. Se não fosse isso, estariam cá muitos mais», contou João ao DN Ócio.

O airbus A380, que esteve até domingo no Farnborough International Airshow 2018, no Reino Unido, tem uma capacidade para 471 passageiros distribuídos por três classes. O avião de dois andares é dotado de motores Rolls Royce Trent 900 e o piso inferior é todo dedicado à classe económica, transportando um total de 399 passageiros, enquanto o piso superior terá lugares de classe executiva e primeira classe, suportando 60 e 12 passageiros respetivamente.

Adicionalmente, tem um foco sustentável. Produz apenas 75 gramas de CO2 por passageiro por quilómetro, reduzindo emissões de gás nocivas e transportando mais pessoas com um menor impacto para a atmosfera.

Começou a sobrevoar Beja por volta das 16h50, para depois aterrar às 17h. Aqui pode ver as primeiras imagens em vídeo do avião, antes da aterragem.