A jovem bracarense Carolina Costaa, do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez, em Leiria, participará já a partir de domingo num curso no Ballet Heritage Summer Academy, em São Petersburgo, na Rússia.

O curso, que este ano decorrerá durante três semanas intensivas, é considerado por muitos como um dos melhores cursos de verão do mundo, para estudantes a partir dos 12 anos, sendo que Carolina Costa será agora a estudante mais nova a frequentar aquela academia.

“É, para mim, uma grande alegria e satisfação ter sido convidada a integrar este curso de verão tão especial e único”, disse na tarde de terça-feira ao JN Carolina Costa, referindo igualmente que “poder conhecer e aprender com os melhores bailarinos profissionais e professores do método Vaganova vai ser um sonho tornado realidade”.

A jovem bailarina bracarense, de onze anos, acrescentou que “quem me conhece sabe que a Escola Russa é a minha preferida e com a qual me identifico mais, daí o meu entusiasmo, até pelo facto de poder agora conjugar um programa intensivo de treinos e aulas com uma vertente cultural, que é uma mais-valia deste curso”.

“A frequência do Ballet Heritage Summer Academy será, sem dúvida, um marco muito importante no meu percurso como estudante e como bailarina”, considera Carolina Costa.

Bailarinos conceituados

Este curso de verão realiza-se desde 2015 e consiste num programa de treino intensivo para estudantes de ballet, em que bailarinos profissionais e professores que “todos os estudantes sonharam conhecer um dia”, uma vez que aprendem com os artistas de renome mundial, que por sua vez passam o seu conhecimento e competências a uma nova geração de bailarinos.

Entre estes conceituados bailarinos e professores estarão até 18 de agosto Irina Kolpakova e Vladilen Semenov, ambos bailarinos principais do Mariinsky Kirov Ballet, a par de muitos outros professores do curso, que foram alunos de Agrippina Vaganova, a criadora do método de ensino Vaganova, que formou alguns dos melhores bailarinos e bailarinas de que há memória e que ainda hoje continuam a atuar nos principais palcos mundiais.

Além do programa de treino intensivo, que inclui “master classes” com bailarinas convidadas e professores da Academia de Ballet Vaganova, o Ballet Heritage oferece também aos participantes um programa cultural, com a visita a alguns dos principais monumentos de São Petersburgo e a introdução à aprendizagem do idioma russo.

Aquando do final do curso, a 18 de agosto, haverá um grande espetáculo em palco, num dos principais teatros da cidade, onde os estudantes irão também receber os certificados de participação numa formação considerada memorável.

Carolina Costa está ainda a frequentar o Intensive Ballet Programme – Summer 2018 do Conservatório Annarella Sanchez e que junta mais de 300 bailarinos de 14 países, bem como alguns dos professores mais conceituados do mundo, onde se destaca a maestra Ramona de Saá, que é diretora da Escola Nacional de Ballet de Cuba.