A Câmara Municipal de Guimarães já notificou este ano 60 proprietários, tendo sido executada a limpeza das faixas de gestão de combustível por parte de 48 proprietários. A revelação foi feita pela vereadora do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Sofia Ferreira, ao salientar que os restantes 12 processos estão em tramitação administrativa para contra-ordenação.

Questionada sobre as áreas em Autarquia já actuou, a responsável lembrou que o Governo definiu como freguesias prioritárias para o Concelho de Guimarães as freguesias de Gonça, Longos, União de Freguesias de Leitões, Oleiros e Figueiredo e União de Freguesias de Briteiros S. Salvador e Santa Leocádia. “Foram criadas as condições para a execução das faixas de gestão de combustível nas áreas da responsabilidade do Município, definidas como freguesias prioritárias, com quatro equipas em permanência no terreno. Neste contexto, foi concluída a limpeza das faixas de gestão de combustível nas Estradas 309N (Briteiros – Citânia); M5822 (Briteiros-Sameiro); M585 (Longos – Falperra) e foram executados os trabalhos de beneficiação dos seguintes caminhos florestais: na Penha; Entre-as -Águas (Longos); Monges – M5822 (Longos/União das Freguesias de Briteiros S. Salvador e Santa Leocádia); Capela Santo António (União das Freguesias de Briteiros S. Salvador e Santa Leocádia).

Estão em fase de conclusão a limpeza das faixas de gestão de combustível das Estradas 207-4 (Gonça – Póvoa de Lanhoso) e a N 101-2 Costa – Penha. Foi, também, executada a limpeza de terrenos, nos termos previstos na lei, dos parques industriais de Ponte e AvePark”, precisou, enaltecendo o esforço feito pelas diferentes entidades como a Vitrus, a equipa de sapadores florestais e as corporações de bombeiros.

“Este é um trabalho que tem de ser feito continuadamente”, disse, ao reconhecer que a Câmara Municipal de Guimarães tem vindo, “com frequência, a manifestar a sua preocupação e a insistir com a Estradas de Portugal para a necessidade urgente desta intervir ao nível da limpeza, não só na Circular Urbana, como em demais áreas do Concelho em que esta Entidade detém competência para o efeito”.