A Praça – Mercado Municipal de Braga passou a disponíbilizar o “Click & Collect”, um novo serviço que permite o armazenamento das compras feitas no mercado em cacifos refrigerados, instalados à entrada do edifício. O acesso aos cacifos é feito através de um QRCode que pode ser solicitado no Balcão de Informação da Praça.

A vereadora Olga Pereira, responsável pelos Equipamentos Municipais, diz, em comunicado, que este é um serviço gratuito que pode ser usado de duas formas. “O cliente liga ou envia uma mensagem diretamente ao comerciante que prepara a encomenda e guarda-a no cacifo para posterior recolha. Por outro lado, o cliente pode fazer ele próprio as suas compras, por exemplo, antes de ir para o trabalho, guardá-las nos cacifos, de forma completamente segura e recolher quando lhe for mais conveniente”, explica.

Segundo Olga Pereira, o novo serviço “valoriza o equipamento e atrai novos públicos”. “Com a alteração dos hábitos de compra, torna-se necessário adaptar o funcionamento e a dinâmica do mercado no sentido de fidelizar os clientes e de captar novos segmentos de população”, sustenta.

Oito cacifos

Nesta primeira fase, a Praça tem disponíveis oito cacifos refrigerados a que se vão juntar mais quatro a breve prazo. A par destes cacifos, Olga Pereira adianta que o Mercado possui ainda outra área para armazenamento das compras que pode ser usada por clientes e comerciantes. “Neste momento, estamos já a trabalhar no serviço de entregas ao domicílio que, em breve, estará também disponível”, adianta.

A nova Praça reabriu ao público em dezembro, após a requalificação integral do edifício do Mercado Municipal. Mais seguro e confortável, mais funcional e atrativo, a Praça possui melhores infraestruturas técnicas e logísticas para os comerciantes que ali desenvolvem a sua atividade.

A nível de organização do espaço e distribuição de usos, a “Praça” é totalmente coberta e compreende toda a área comercial acessível ao público. A ala Nascente dedica-se ao novo uso de restauração e comércio de produtos gourmet, enquanto a ala Sul continua a ter o seu piso 0 dedicado aos talhos, passando o piso inferior a usar-se para fins logísticos de cargas e descarga. Foi ainda criado um piso superior com quatro salas polivalentes.PUB

A ala Poente mantém o seu uso de talho no piso 0 e peixaria no piso inferior, reorganizando-se com o mínimo de alterações possível o restante piso inferior e criando-se um túnel de acesso à praça para cargas e descargas.

A Praça funciona de segunda a sexta-feira das 7 horas às 17 horas e aos sábados das 7 horas às 14 horas.