A cidade de Braga vai receber entre os dias 30 de julho e 4 de agosto o Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo, nas variantes de XCO, Downhill e estrada (corrida de fundo e contra-relógio).

Portugal participa com uma comitiva de 20 estudantes-atletas, num total de 166 atletas, oriundos de 22 países, dos cinco continentes.

No BTT participam Beatriz Tomás, Catarina Moreira, Beatriz Lopes, Ana Patrícia Ramalho, Fábio Tomás, Miguel França, Mário Silva, Simão Santos e Tiago Amorim, no XCO e David Martins, Francisco Quinaz, João Pereira e Micael Costa, no Downhill.

Nas provas de estrada, Soraia Silva, André Ramalho, Marvin Scheulen, Pedro Lopes e Francisco Moreira, participam no Contra-relógio e na prova de fundo, enquanto Marcelo Salvador e José Nuno Vieira participam apenas na prova de fundo.

A delegação portuguesa, chefiada pela Federação Académica do Desporto Universitário, tem como selecionadores nacionais universitários, José Poeira, para as provas de estrada e Pedro Vigário, para as provas de BTT.

O Campeonato Mundial Universitário de Ciclismo decorre até 4 de agosto, com o contra-relógio a estar marcado para o dia 31 de julho, o XCO para o dia 1 de agosto, o Downhill para o dia 3 de agosto e a prova de fundo de estrada para o dia 4 de agosto.

Este evento é organizado pela Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU Portugal), pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e pela Universidade do Minho, em parceria com as autarquias de Braga, Guimarães e Fafe.

A cerimónia de abertura está marcada para o dia 30 de julho, com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo e do presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Augusto Baganha.