A cerimónia inaugural está agendada para as 18.30 horas e contará com a presença de várias entidades.
A obra representa um investimento de quase três milhões de euros, totalmente financiada pelo município, num projecto encarado como uma mais-valia para a cidade e bracarenses.

A intervenção representou uma ampliação de quase 50 por cento da área de todo o Eixo Desportivo da Rodovia que se estende agora até à variante, apresentando-se com novas valências, nomeadamente novos balneários, campos de voleibol e futebol de praia, um circuito de manutenção com cerca de mil metros, como como valências para desportos radicais como um ‘skate- park’ ou zona de escalada.

Na última visita às obras, em Abril, o presidente da câmara de Braga referiu que, com esta intervenção, a autarquia pretendeu não só facilitar a componente competitiva, mas, sobretudo, dar mais melhores condições aos bracarenses que queiram utilizar este espaço para conviver, praticar alguma actividade ou caminhar. “O espaço vai ser valorizado com criação de zonas de permanência para as famílias, tornando-se um destino de lazer das famílias bracarenses, é esse o nosso principal objectivo”, frisou Ricardo Rio na sua deslocação ao Parque da Rodovia.

O novo Eixo Desportivo será ainda dotado de parques de lazer e equipamentos de fitness, um parque infantil e um parque geriátrico de forma a servir todas as faixas etárias e sociais da população.
A intervenção contemplou também a construção de uma zona de bancadas cobertas para o público nos diferentes campos de jogos, nomeadamente no de futebol e nos campos de voleibol e futebol de praia, assim como mais travessias pedonais e cicláveis sobre o Rio Este aumentando a fluidez entre as margens.
Ao longo de todo o complexo foram construídos também pequenos auditórios para a realização de algumas actividades ao ar livre.