“Enquanto houver covid, não haverá vida normal.” O aviso é do primeiro-ministro, mas já a partir desta segunda-feira até os centros comerciais vão ter muitas das suas lojas abertas.

Está cheio de brancas no cabelo? Como uma popa que já ultrapassou a de Donald Trump? As unhas de gel já foram à vida? Então pode começar a respirar de alívio. Os cabeleireiros e barbeiros estão entre as actividades comerciais que têm luz verde para reabrir nesta segunda-feira, mesmo que se encontrem localizados em centros comerciais.

Apesar de no geral as lojas inseridas nestes espaços só terem ordem de abertura a partir de 1 de Junho, existe uma enorme lista de excepções a esta regra que se encontra publicada numa das resoluções do Conselho de Ministros do dia 30 (resolução n.º 33-A/2020), destinadas a regulamentar a passagem do estado de emergência para o estado de calamidade, que é agora aquele onde estaremos a viver.

Entre estas excepções figuram os “salões de cabeleireiro, barbeiros e institutos de beleza”. Como também as lojas de venda de jogos sociais, as lavandarias, os estabelecimentos de venda e reparação de electrodomésticos, equipamento informático e de comunicações, os oculistas, as parafarmácias, entre muitos outros. “De fora estão só a moda e a restauração — estes últimos em termos de funcionamento normal, porque podem funcionar, mas só em take-away –, e as ourivesarias, a relojoarias e as lojas de brinquedos. E pouco mais”, especificou o presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais em declarações ao Observador.

Portanto, para lá de se alindar, vai ter de novo mais sítios para tentar a sorte no Euromilhões ou no Placard, entregar a alguém os montes de roupa que se foram acumulando ou até finalmente conseguir reparar a máquina que passou a quarentena a fazer birra.

Será com uma temperatura máxima de 22º e até com alguns chuviscos, a contrastar com os 31º deste domingo, que Portugal entrará oficialmente em desconfinamento nesta segunda-feira. É ainda uma abertura tímida a que se encontra autorizada para os próximos 15 dias, mas que como se viu pelo elencado atrás permitirá recuperar hábitos que se eclipsarem nos mais de 40 dias de quarentena a que a covid-19 nos obrigou.