Vitória de Guimarães vence na visita a Tondela

O Vitória de Guimarães ascendeu hoje ao sexto lugar, em dia do 97º aniversário, ao vencer por 3-1 em Tondela, num jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de Futebol.

Os quatro golos foram todos marcados na primeira parte, com o Vitória de Guimarães a inaugurar o marcador e só depois do segundo golo é que o Tondela reduziu a diferença. No único minuto de compensação da primeira parte o Vitória de Guimarães selou o resultado do jogo.

O marcador foi inaugurado aos 21 minutos por Evangelista, que rematou à direita, aproveitando a presença de Cláudio Ramos na lateral esquerda e, quatro minutos depois, foi Bruno Duarte que aproveitou uma perda de bola de Bruno Wilson para, sem o defesa beirão por perto, fazer o segundo golo.

O Tondela demorou a reagir e esteve praticamente 20 minutos sem conseguir voltar ao meio-campo adversário, mas, à segunda aproximação da baliza de Miguel Silva, aos 41, Yohan Tavares reduziu a diferença no marcador.

O Vitória de Guimarães reagiu e, no minuto de compensação da primeira parte, Evangelista, completamente isolado, mas com o guarda-redes tondelense a marcar posição, assistiu Davidson para bater novamente Cláudio Ramos.

A segunda parte arrancou mais veloz e agressiva, com as duas equipas a rematarem mais à baliza adversária sem, contudo, conseguirem chegar novamente ao golo.

No dia em que cumpre 97 anos, o Vitória de Guimarães comemorou a subida do 10.º para o sexto lugar na tabela classificativa, com nove pontos, e o Tondela desceu ao nono lugar, mantendo os oito pontos.

Declarações de Ivo Vieira, treinador do V. Guimarães, após o triunfo por 3-1 sobre o Tondela, na sala de conferências do Estádio João Cardoso.

«Um jogo europeu em que as coisas não correram bem. A equipa teve muita bola e personalidade nesse jogo, quis ganhar, mas jogámos com quem anda habituado a essas andanças, nós estamos em fase de crescimento. Aqui fizemos 30 minutos fantásticos, podíamos ter feito mais golos, fomos nitidamente superiores [ao Tondela], frente a uma equipa que sai bem na fase de construção. Fomos muito consistentes, de forma meritória, o resultado ajusta-se aquilo que as equipas fizeram»

«Não foi uma questão de gestão, a gestão faz-se com o resultado, corremos mais riscos, expusemo-nos mais, mas a ideia esteve lá. Tivemos cinco ou seis situações que podíamos ter feito golo, também podíamos ter sofrido é verdade. Podia ter sido 5-2 ou 6-3, há que louvar ambas as equipas pelo futebol positivo, pela alegria e satisfação que deram aos presentes. Ganhou o Vitória porque foi melhor e fez mais golos, mas uma palavra para o Tondela que pratica um futebol positivo. Mas a vitória foi justa».

Declarações de Natxo González, treinador do Tondela, após a derrota por 3-1 frente ao V. Guimarães, na sala de conferências do Estádio João Cardoso.

«Enfrentámos uma equipa superior, o primeiro tempo acabou um marcador difícil de dar a volta. Contra equipas como esta há que ser mais intensos, quando não estamos bem é uma equipa letal na área rival. O problema foi tudo, eles provocaram bem as perdidas de bola, é uma equipa muito poderosa»

Veja aqui os melhores momentos do jogo desta tarde